domingo, 24 de abril de 2011

EFEMÉRIDE Shirley MacLaine, de seu verdadeiro nome Shirley MacLean Beaty, actriz norte-americana, nasceu em Richmond no dia 24 de Abril de 1934.
Fez ballet na infância e adolescência e, logo que terminou o seu curso médio, mudou-se para Nova Iorque, para realizar o sonho de se tornar actriz da Broadway. Numa das suas apresentações, foi notada por um produtor de cinema, que a convidou para trabalhar na Paramount Pictures em Hollywood. O primeiro filme em que actuou foi “The Trouble with Harry”, dirigida por Alfred Hitchcock (1955).
Ficou memorável a cena da película “Terms Of Endearment” em que Shirley, interpretando o papel de uma mãe desesperada com a degradação física da filha, que tem um cancro e está em fase terminal, grita para que as enfermeiras lhe administrem uma injecção contra as dores.
Shirley MacLaine é conhecida não só pelas suas actuações no cinema, como também por ter escrito um grande número de livros autobiográficos que relatam a sua crença na reencarnação.
Possui uma estrela na Calçada da Fama. Entre as muitas honras e prémios recebidos, saliente-se: um Oscar em 1983, dois Globos de Ouro em 1983 e 1988, “Melhor Actriz de Comédia/Musical” em 1960 e 1963, “Melhor Revelação Feminina” em 1955 e o Prémio Cecil B. DeMille em 1998, concedido pela Associação de Jornalistas Estrangeiros de Hollywood. No Festival de Berlim, foi galardoada com o Urso de Prata de Melhor Actriz em 1959 e 1971 e recebeu um Urso de Prata Honorário em homenagem à sua carreira em 1999.
Fez mais de 60 filmes, o último dos quais em 2010 (“Dia dos Namorados”).

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...