sexta-feira, 29 de abril de 2011

EFEMÉRIDE Carlos Jorge Neto Martins, jogador de futebol português, actualmente ao serviço do Sport Lisboa e Benfica, nasceu em Oliveira do Hospital no dia 29 de Abril de 1982.
Iniciando-se no clube da sua terra, veio jogar para o Sporting Clube de Portugal apenas com 11 anos de idade. Na altura, optou por ir morar com uma tia em Loures em vez de ficar no Centro de Futebol Juvenil do Sporting. Acabou por sentir dificuldades e voltou para Oliveira do Hospital um ano depois. Em 1995 veio de novo para Lisboa, integrando as equipas de juvenis e juniores do Sporting.
Presença assídua nas selecções juvenis de Portugal, destacam-se a sua participação no Europeu de Sub-17 na Polónia em 1998 e a presença no Torneio de Toulon no ano de 2001, prova ganha por Portugal.
Como sénior foi lançado na equipa principal do Sporting pelo treinador Augusto Inácio em 2000, começando a carreira de profissional em 2000/2001. Nessa época, fez parte da Equipa B, treinada por Jean Paul. Após a presença no torneio de Toulon, onde marcou o golo contra a Holanda que colocou Portugal na final, surgiram notícias de más relações com o técnico da Equipa B leonina. Carlos Martins pediu então para sair por empréstimo.
Em 2001/2002 foi emprestado ao Sporting Clube Campomaiorense. Adquiriu experiência na II Liga ao serviço deste clube alentejano, onde era um dos principais jogadores. Regressou ao Sporting pouco antes da época terminar. Com o clube a sagrar-se campeão na época 2001/2002, Lazlo Boloni organizou um estágio de final de época para observar os jogadores que tinham estado emprestados, entre eles Carlos Martins. Após jogos como o Deportivo da Coruña e com o Alverca, o treinador decidiu incluir Carlos Martins no plantel leonino, onde passou a jogar ocasionalmente. Apesar das boas exibições, Boloni não colocava Carlos Martins regularmente em campo. Assim, acabou por ser emprestado durante a 2ª volta à Académica de Coimbra.
Ao serviço do clube de Coimbra, foi treinado por Artur Jorge, que viu nele um dos principais motores do ataque dos estudantes. Continuou a ser presença frequente na selecção Sub-21 de Portugal.
Em 2003/2004, Lazlo Boloni foi substituído por Fernando Santos como treinador do Sporting. Na pré-época, Carlos Martins foi chamado regularmente a titular da equipa. Um problema físico surgiu porém, impedindo-o de jogar no início da temporada. Antes do final da época, nova lesão fez com que Carlos Martins não pudesse dar o seu contributo ao Sporting.
Em 2004/2005, sob o comando de José Peseiro, o Sporting realizou uma das suas melhores épocas. Esta é considerada também como o melhor período de Carlos Martins no clube de Alvalade. Durante várias jornadas consecutivas, foi um dos melhores jogadores e o principal dinamizador do caudal ofensivo e transição atacante do Sporting. Nessa época, o seu último jogo foi contra o Futebol Clube do Porto, sendo ele o autor do 2º golo leonino, antes de nova lesão o deixar inactivo.
Em 2005/2006 as esperanças leoninas residiam em dois jovens formados no clube: João Moutinho e Carlos Martins. Após um mau início de época, José Peseiro foi substituído por Paulo Bento. As lesões voltaram a atormentar Carlos Martins, razão que o impediu de realizar uma época regular.
Em 2006/2007 foi convocado por Scolari para a Selecção de Portugal. Na época seguinte, transferiu-se para o Recreativo de Huelva de Espanha. As suas exibições suscitaram o interesse do Benfica, que o contratou por 3 milhões de euros em Junho de 2008.
Na sua primeira temporada de águia ao peito, o antigo leão foi novamente vítima de lesões que o impediram de jogar no começo da época. Em 2009/2010 foi ainda alvo de uma lesão que o afastou na primeira volta do campeonato. Na segunda volta, fazendo uma espécie de rotatividade com Pablo Aimar, apresentou-se finalmente a um nível elevadíssimo tendo apontado diversos golos.
Ganhou até agora a Super Taça de 2002/2003 pelo Sporting, as Taças da Liga de 2008/2009, 2009/2010 e 2010/2011 pelo Benfica e foi Campeão Nacional de 2009/2010, igualmente pelos encarnados.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...