quarta-feira, 6 de abril de 2011

EFEMÉRIDE August Annist, escritor estoniano, morreu em Talin no dia 6 de Abril de 1972. Nascera em Võisiku, em 28 de Janeiro de 1899.

Infelizmente, quase toda a sua obra foi destruída durante a ocupação da Estónia pelos nazis quando da Segunda Guerra Mundial.

Em 1942, o seu livro “Viro neuvostokurimuksessa”, denunciando as actividades dos bolcheviques na Estónia em 1940/1941, foi publicado na Finlândia, assinado por “Jaan Siiras”. Foi proibido durante a ocupação soviética e o escritor ficou assim desconhecido do público. Além disso, só em 1981 os escritores estonianos, que tinham estado exilados, deram a conhecer o nome da pessoa que utilizara aquele pseudónimo.

Outro seu trabalho, “Kalevala como uma Obra de Arte”, tornou-se uma raridade, pois foram feitas apenas dez cópias do original. Os finlandeses foram os grandes salvadores desta obra, traduzindo o manuscrito para finlandês e publicando-o em 1944.

August Annist foi preso em 1945 e libertado em 1951. Em 1969, três anos antes da sua morte, foi publicada uma colecção de alguns dos seus escritos pela editora “Eesti Raamat”.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...