sábado, 2 de abril de 2011

EFEMÉRIDEAldo Fabrizi, actor de cinema e teatro italiano, morreu em Roma no dia 2 de Abril de 1990. Nascera na mesma cidade em 1 de Novembro de 1905.

É uma das personalidades mais marcantes do cinema italiano do pós-guerra. Com a sua silhueta “arredondada”, ele conseguiu impor um personagem de romano simpático e naïf que lhe trouxe muito sucesso em Itália. O seu talento excedeu porém o registo de comediante, como ficou provado em “Roma, cidade aberta”. Aldo Fabrizi começou por se tornar célebre nos anos 1930 pelos seus desempenhos em cabarets da capital italiana. No cinema, começou com o filme “Avanti, c'è posto... ” (1942), história de um cobrador de autocarro que se apaixona por uma “empregada de quartos”.

Fabrizi aplicou nas suas interpretações numerosas variações cómicas, entre as quais a do filme “O diamante misterioso” (1943), que foi escrito por ele próprio em parceria com um jovem estreante chamado Federico Fellini…

Em registos diferentes, interpretou entre outros personagens, uma vítima humilhada em “O crime de Giovanni Episcopo” de Alberto Lattuada, e um padre corajoso resistente ao fascismo em “Roma, cidade aberta” de Roberto Rossellini, papel que lhe valeu renome internacional.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...