terça-feira, 26 de abril de 2011

EFEMÉRIDE Vicente Pío Marcelino Cirilo Aleixandre y Merlo, poeta espanhol da “Geração de 17”, nasceu em Sevilha no dia 26 de Abril de 1898. Morreu em Madrid, em 13 de Dezembro de 1984. O seu primeiro livro, “Âmbito”, foi publicado em 1928.
Pertencia a uma família da burguesia espanhola e o pai era engenheiro dos caminhos-de-ferro. Passou a sua infância em Málaga. Mudou-se depois para Madrid, onde estudou Direito e Comércio. Em 1919 licenciou-se em Direito e obteve o título de Intendente Mercantil. Exerceu funções de professor de Direito Mercantil, de 1920 a 1922, na Escola de Comércio.
Em 1917 conheceu vários escritores, entre eles o poeta António Machado, apaixonando-se pela poesia. Descobriu igualmente os poetas Simbolistas franceses.
Publicou os primeiros poemas na “Revista de Occidente” em 1926. Conheceu e relacionou-se com Cernuda, Alberti e García Lorca.
Ganhou o Prémio Nacional de Literatura em 1934. Depois da Guerra Civil, não se exilou apesar das suas ideias de esquerda. Permaneceu em Espanha, foi galardoado com o Prémio Francisco Franco em 1949, ano em que ingressou na Academia Real Espanhola, e transformou-se num dos mestres e exemplos para os poetas jovens. Recebeu o Prémio Nobel de Literatura em 1977.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...