terça-feira, 5 de abril de 2011

EFEMÉRIDESpencer Bonaventure Tracy, famoso actor de cinema norte-americano, nasceu em Milwaukee no dia 5 de Abril de 1900. Morreu em Beverly Hills, em 10 de Junho de 1967.

Filho de pais católicos, estudou num colégio jesuíta. Em 1917, abandonou os estudos e alistou-se na Marinha para participar na Primeira Guerra Mundial. Acabou, no entanto, por ficar no estado de Virginia durante a guerra, sendo depois transferido para Wisconsin, onde terminou os estudos.

Começou a representar no colégio, decidindo depois enveredar pela carreira de actor. Fez um teste para a American Academy of Dramatic Arts em Nova Iorque e foi aceite. Em 1922 estreou-se na Broadway. No ano seguinte casou-se com Louise Treadwell, com quem teve um filho e uma filha.

Em 1930 teve o seu primeiro grande sucesso na Broadway. O realizador John Ford, que assistia à representação da peça, contratou-o para protagonizar o filme “Up the River”. Foi um êxito e o começo de uma carreira fulgurante. Pouco tempo mais tarde, ele e a família mudaram-se para Hollywood.

Nos 5 anos seguintes entrou em 25 filmes até que, em 1935, assinou contrato com a MGM. Dois anos depois, ganhou dois Oscars consecutivos (Melhor Actor Principal em 1937 e 1938). Ficou na MGM durante vinte anos e, em 1955, começou a actuar como independente.

Em 1941, durante as filmagens de “Woman of the Year”, conheceu a actriz Katharine Hepburn com quem teve um relacionamento, nunca assumido, que duraria até à sua morte. A relação deles era complexa e passava por períodos de distanciamento. Nunca se divorciou da mulher por ser um católico fervoroso.

Manteve outros relacionamentos amorosos com actrizes célebres, como Loretta Young, Joan Crawford, Ingrid Bergman e Gene Tierney.

No final dos anos 1940, foi-lhe diagnosticado um enfisema e diabetes, doenças agravadas pelo alcoolismo. Em 1963 sofreu um ataque cardíaco, que o afastou do cinema. Ainda reapareceu em 1967, para filmar "Adivinha quem vem para jantar?”. Estava com a saúde muito debilitada e, três semanas após a conclusão das filmagens, Katharine Hepburn encontrou-o morto na cozinha de sua casa, vítima de novo ataque cardíaco.

Tracy é descrito como um dos maiores actores da história do cinema americano. O American Film Institure classificou-o como um “actor lendário”. Participou em mais de setenta filmes, durante três décadas. Juntamente com Laurence Olivier, possui o recorde de nomeações para os Oscars (nove).

Em 1988, a Universidade da Califórnia e Susie Tracy criaram o “UCLA Spencer Tracy Award”, prémio que já galardoou, entre outros, James Stewart, Michael Douglas, Tom Hanks, Anthony Hopkins, Jodie Foster, Harrison Ford, Nicolas Cage, Kirk Douglas e Jack Lemmon.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...