sexta-feira, 10 de maio de 2013

10 DE MAIO - MANOLO SANTANA

EFEMÉRIDEManolo Santana, de seu verdadeiro nome Manuel Martínez Santana, antigo jogador de ténis espanhol, nasceu em Madrid no dia 10 de Maio de 1938.
Começou por ser “apanha-bolas” num clube de ténis madrileno. Tendo abandonado a escola aos dez anos, Manolo passava a maior parte do seu tempo a “bater bolas” com outros jovens da sua idade. A chance da sua vida chegou quando foi descoberto por um grande empresário de Madrid, que viu nele um talento a despontar e se tornou seu mecenas e quase pai adoptivo.
Aos vinte anos, foi Campeão de Espanha e seleccionado para a Taça Davis. Os courts de terra batida eram os da sua preferência e trouxeram-lhe numerosos títulos. Em 1961, aos 23 anos, venceu o prestigioso Torneio de Roland-Garros.
Apesar de outros compatriotas seus se terem profissionalizado, ele fez a maioria da sua carreira como amador. Em 1964, nova vitória no Roland-Garros. No ano seguinte, conquistou o seu primeiro US Championships em Forest Hills. Em 1966, ganhou o célebre Torneio de Wimbledon.
Uma das mais belas vitórias da sua carreira ocorreu em 1970, no Torneio de Barcelona, no qual participaram alguns dos melhores jogadores do mundo. Ganhou o seu último título em 1971, em Saragoça. Disputou ainda alguns encontros até 1978.
Terá ganho ao longo da sua carreira mais de setenta torneios, dos quais pelo menos 58 ainda como amador. Fazem ainda parte do seu palmarés as vitórias nos Jogos Mediterrânicos de 1967, em singulares e pares, e no Torneio de Demonstração, nos Jogos Olímpicos do México em 1968.
É membro do International Tennis Hall of Fame desde 1985, sendo actualmente director do Torneio de Ténis de Madrid

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...