quarta-feira, 29 de maio de 2013

29 DE MAIO - JORGE GABRIEL

EFEMÉRIDEJorge Gabriel Costa Mendes Fialho, jornalista e apresentador de televisão, nasceu em Lisboa no dia 29 de Maio de 1968.
Durante muito tempo, a sua grande paixão foi a rádio. Começou em 1984, aos 16 anos, no “Musicomania”, um programa da Antena 1 destinado aos jovens e apresentado por Raul Durão. Colaborou depois na Rádio Regional da Amadora, de uma forma original: gravava o programa da RTPO Tal Canal” de Herman José, que era transmitido mais tarde na rubrica “Última Hora”. Entretanto, apareceu-lhe um novo projecto na Rádio Mais, que aceitou. Mais tarde, entrou para a secção de desporto da Comercial, onde esteve mais de três anos. Voltou à Rádio Mais e colaborou ainda numa rubrica de desporto da TSF. 
Em 1992, soube que eram precisos jornalistas desportivos na SIC. Aceitou o desafio, fez o casting e foi seleccionado. Começou a colaborar no concurso “Donos do Jogo”, integrado no programa diário “Donos da Bola”. O apresentador do programa foi entretanto transferido para a informação geral e Jorge Gabriel sucedeu-lhe no lugar.
O seu trabalho já tinha entrado numa relativa rotina, quando a directora de produção da SIC o chamou para lhe fazer uma proposta aliciante – apresentar, aos domingos à noite, nos três meses de Verão, um novo programa de entretenimento, o formato holandês de “Sim ou Não”. Logo a seguir, passou por uma das experiências mais difíceis da sua vida, quando o enviaram para fazer a cobertura dos Jogos Olímpicos de Atlanta, tendo de estar em directo duas vezes por dia.
Entretanto, a SIC voltou a apostar no seu nome, colocando-o no “Agora ou Nunca”, um concurso das noites de quinta-feira, que se baseava nos medos dos concorrentes e que tinha exteriores em Portugal e no estrangeiro. O público reagiu bem e o programa foi incluído no grupo dos três com maior audiência na SIC.
Gravou um concurso de Verão, “Dá-lhe Gás”, destinado aos jovens dos 11 aos 15 anos, que incluía provas físicas e temáticas, gincanas e desportos radicais, em 18 cidades do país. Seguidamente, foi um dos apresentadores de “Praça Pública” juntamente com Júlia Pinheiro. Substituiu João Baião no “Big Show SIC”, apresentando também “A Roda dos Milhões”. Foi ainda o apresentador de “Bar da TV”, um dos mais polémicos formatos que apresentou e o último trabalho que efectuou na SIC.
Ingressou na RTP em 2002, no programa “Praça da Alegria”, após a saída de Manuel Luís Goucha. Com Sónia Araújo, tornou-se muito popular, dando um grande impulso à sua carreira televisiva.
Em 2003, foi o primeiro apresentador da nova fase do concurso “O Preço Certo em Euros”; participou como actor na serie “A Minha Sogra é Uma Bruxa”; e apresentou a gala “Pirilampo Mágico”. Ainda em 2003, passou a apresentar “Quem Quer Ser Milionário?”, que tinha sido lançado por Carlos Cruz.
Em 2004, recebeu o Globo de Ouro para O Melhor Apresentador de Entretenimento e tornou-se a imagem das campanhas publicitárias da Seguro Directo, do BCP e do Millennium BCP. No ano seguinte, regressou ao horário nobre com “O Cofre” e “Música No Ar”. Em 2006, apresentou “Prova de Amor” e o Festival RTP da Canção.
Entretanto, tirou um curso de treinador de futebol e foi adjunto (e mais tarde treinador principal) do Futebol Clube de Arouca, colaborando também no jornal “Record”. Em 2007, apresentou – além da “Praça da Alegria” – os programas “Super concurso” e “Sabe mais do que um Miúdo de 10 Anos?”.
Já em 2013, iniciou um novo projecto – “Aqui Portugal”, programa que é transmitido todos os sábados pela RTP

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...