sexta-feira, 31 de maio de 2013

31 DE MAIO - MARÍLIA GABRIELA

EFEMÉRIDE Marília Gabriela Baston de Toledo, também conhecida como Gabi, jornalista, entrevistadora, apresentadora de televisão, actriz, cantora e escritora brasileira, nasceu em Campinas no dia 31 de Maio de 1948.
Iniciou a sua carreira de jornalista em 1969, como estagiária do “Jornal Nacional” da Rede Globo. No mesmo ano, foi escolhida para apresentadora do telejornal “Jornal Hoje”, em São Paulo. Em 1973, estreou-se no programa “Fantástico”, com uma reportagem sobre o aniversário de morte de Carmen Miranda. Foi depois contratada para ser repórter especial do “Fantástico”, fazendo viagens por todo o Brasil. Em 1980, passou a ser âncora do programa “TV Mulher”, com co-apresentação do jornalista Ney Gonçalves Dias e presenças especializadas como a sexóloga Marta Suplicy, o estilista Clodovil Hernandez, o cartoonista Henfil, o psicanalista Eduardo Mascarenhas, a nutricionista Marilu Torres, a esteticista Ala Szerman e a colunista social Hildegard Angel.
Gravou dois discos nas editoras Som Livre e Universal Music, com participações de Simone e Caetano Veloso. Depois de deixar o programa “TV Mulher”, em 1984, foi correspondente da TV Globo em Inglaterra durante cerca de seis meses e colaborou em Nova Iorque para o programa “Fantástico”. Descontente, aceitou uma proposta e mudou-se para a Rede Bandeirantes. A partir de 1985, apresentou o programa “Marília Gabi Gabriela”. Mais tarde, passou a apresentar exclusivamente um programa de entrevistas, que marcou a sua carreira e lhe trouxe a fama de ser a melhor entrevistadora da TV brasileira, o “Cara a Cara”, nas noites de domingo.
De 1987 a 1994, apresentou o “Jornal Bandeirantes” e o “Cara a Cara”, no qual entrevistou políticos e personalidades nacionais e internacionais. No período que antecedeu a primeira eleição para presidente, após o Golpe de 1964, Marília destacou-se ao mediar o debate entre os candidatos Lula e Collor de Mello. Depois de deixar este canal, foi contratada pela Rede CNT para apresentar um programa de entrevistas no horário nobre, pelo salário recorde de 1 milhão de reais por mês. A soma equivalia a quase meio milhão de dólares ao câmbio da época. Foi o maior salário jamais pago a um jornalista brasileiro. Em 1997, foi contratada pelo SBT, onde apresentou o “SBT Repórter” durante quatro anos. Nessa mesma emissora, apresentou “De Frente com Gabi”, programa inicialmente semanal mas que, a partir de Maio de 2002, passou a ser transmitido de segunda a sexta-feira.
Gabi estreou-se como actriz de teatro em 2001, protagonizando a peça “Esperando Beckett”, escrita e dirigida por Gerald Thomas. Participou também, como actriz, em diversos filmes e telenovelas.
Em Julho de 2010, assinou contrato com a TV Cultura para apresentar o programa “Roda Viva”.
O primeiro marido de Marília Gabriela foi Reinaldo Haddad, com quem se casou em 1970, tendo enviuvado após vários anos de casamento. De 1976 a 1986, esteve casada com Zeca Cochrane. Em 1999, após um ano de namoro, casou-se com o modelo e actor Reynaldo Gianecchini, vinte e quatro anos mais novo do que ela. Em Outubro de 2006, foi anunciada a separação do casal. Depois de vários boatos de que estaria a namorar com o jovem fotógrafo português de origem catalã Jordi Burch, com quem era vista esporadicamente, descobriu-se que os encontros deles tinham apenas objectivos profissionais. Burch, que tem uma namorada, era o responsável pelas fotografias do livro de Marília, “Eu que amo tanto”.
Ao longo do dia, antes e depois de refeições regradas, Gabriela toma vitaminas e hormonas. «Sou o tipo de mulher que pergunta ao médico: Tem alguma coisa de novo? Quer testar? Teste em mim!» – afirmou numa entrevista em que, por uma vez, era ela a entrevistada. 

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...