domingo, 5 de maio de 2013

5 DE MAIO - ANTÓNIO LAGINHA

EFEMÉRIDEAntónio Laginha, bailarino, professor, coreógrafo e jornalista português, nasceu em Loulé no dia 5 de Maio de 1955. É licenciado em Arquitectura pela Escola Superior de Belas Artes da Universidade Técnica de Lisboa (1978). Estudou dança no Conservatório Nacional e na Fundação Calouste Gulbenkian em Lisboa, na Juilliard School em Nova Iorque e na Universidade de Nova Iorque (Tisch School of the Arts), onde obteve o grau de Mestre em Belas Artes (1997), posteriormente reconhecido pela Faculdade de Motricidade Humana da Universidade Técnica de Lisboa.
Como bailarino, pertenceu ao Ballet Gulbenkian e à Companhia Nacional de Bailado, tendo sido co-fundador e primeiro professor da Companhia de Dança de Lisboa. Dançou em várias companhias nos Estados Unidos da América.
Professor e artista convidado da Vórtice Dance, apresentou-se com este grupo em diversos salas de espectáculos portuguesas e estrangeiras. Leccionou em várias escolas nacionais – Escola Superior de Dança e Instituto Universitário Afonso III, entre outras – e estrangeiras: Harkness House (Nova Iorque), Universidade de Curitiba, Universidade de Minas Gerais e Centro Cultural Las Condes (Santiago do Chile).
Tem feito conferências em Portugal (Faculdade de Arquitectura do Porto, Centro Cultural de Belém, Faculdade de Motricidade Humana, Fundação Gulbenkian, Escola de Artes do Funchal, Acarte, Conservatório Nacional, etc.) e ainda no Parlamento Europeu, em Estrasburgo, em diversas cidades do Brasil – São Paulo, Belo Horizonte e Curitiba – e em Santiago do Chile.
Em 1991, deslocou-se ao Brasil ao abrigo do Acordo Cultural entre Portugal e Brasil, sob o patrocínio do Ministério dos Negócios Estrangeiros, e – em 1996 – participou, como conferencista, no evento “Navegar é Preciso” no Centro Cultural de São Paulo.
É o decano dos jornalistas de dança em Portugal, publicando regular e ininterruptamente, desde 1986, em jornais e revistas da especialidade, portuguesas e estrangeiras (Brasil, França, Espanha, Itália, Cuba, Israel, Estados Unidos e Alemanha). Durante vários anos, foi o especialista em dança” da rádio TSF.
Em 1998, publicou o livro “O Segredo de Natália”, galardoado com o Prémio Revelação da Associação Portuguesa de Escritores. Tem para publicação várias obras, tendo vindo a trabalhar nas biografias de três pioneiras da dança portuguesa: Margarida de Abreu, Rute Asvin e Águeda Sena.
Desde 1983 que é membro da Associação de Críticos de Dança dos EUA. Tem feito parte de júris de concursos nacionais e internacionais e cobriu, como jornalista, alguns dos mais importantes festivais de dança do mundo. Entrevistou, entre outros, Rudolfo Nureyev, Mikhail Baryshnikov, Maurice Béjart, Alicia Alonso, Ekaterina Maximova, Joaquín Cortés, Antonio Canales, Carlos Trincheiras, Olga Roriz, Vasco Wellenkamp e Ricardo Pais.
Organizou diversas exposições sobre dança e tem coreografado e produzido vários espectáculos. O projecto de dança infanto-juvenil, “Uma Fenda no Tecto”, foi distinguido com um subsídio do Ministério da Cultura para apresentações ao longo do ano 2000.
Colaborou com alguns encenadores, coreografando peças de teatro. Foi galardoado com a Medalha de Mérito Artístico da Câmara Municipal de Oeiras, em Junho de 2006. A partir de 2009, passou de vice-presidente a presidente da Associação Cais de Culturas. É o fundador e director da “Revista da Dança”, que mereceu o apoio financeiro do Ministério da Cultura, através do Instituto Português do Livro e das Bibliotecas. Desde 2005, dirige o Centro de Pesquisa e Documentação de Dança, instituição que possui o mais importante acervo documental de dança existente em Portugal.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...