terça-feira, 14 de maio de 2013

14 DE MAIO - SOFIA COPPOLA

EFEMÉRIDESofia Carmina Coppola, cenarista, realizadora e produtora norte-americana, nasceu em Nova Iorque no dia 14 de Maio de 1971. É filha do realizador Francis Ford Coppola e prima do actor Nicolas Cage. Estudou no Mills College em Oakland e no California Institute of the Arts.
Assistiu durante dois anos o costureiro Karl Lagerfeld em Paris, dedicando-se simultaneamente à fotografia, tendo realizado sessões para as revistas “Vogue”, “Interview” e “Allure”. Criou depois a sua própria linha de vestuário, “Milk Fed”, vendida unicamente no Japão. Sentindo-se atraída pela realização cinematográfica, dirigiu a sua primeira curta-metragem em 1996, “Lick the Star”.
O seu filme “Lost in Translation” ganhou o Oscar do Melhor Cenário Original e três Globos de Ouro. Em 2010, com “Somewhere”, recebeu o Leão de Ouro da 67ª Mostra de Veneza.
Sofia Coppola é considerada um ícone da cultura popular pelos meios do rock e do cinema independentes. Aliás, o seu gosto pela cultura popular independente manifesta-se muitas vezes através das escolhas musicais para os seus filmes. 
Na temporada 2009/2010, pôs em cena em Montpellier, França, a ópera de Puccini “Manon Lescaut”. Dedica-se também à publicidade, tendo realizado – entre outras – a campanha para o perfume “Miss Dior Chérie”.
Em Junho de 1999, casou-se com o realizador Spike Jonze, tendo-se divorciado em Dezembro de 2003. No ano seguinte, teve uma curta relação com o realizador Quentin Tarantino. Tem duas filhas, fruto do seu relacionamento com o músico francês Thomas Mars, da banda Phoenix, com quem vive desde 2005 e com quem se casou em 2011. Moram em Paris, tendo-se conhecido quando ele cedeu uma das suas músicas para o filme “Encontros e Desencontros”. 

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...