domingo, 12 de maio de 2013

12 DE MAIO - JOÃO CRISTINO DA SILVA

EFEMÉRIDEJoão Cristino da Silva, pintor português da época romântica, morreu em Lisboa no dia 12 de Maio de 1877. Nascera, também em Lisboa, em 14 de Julho de 1829.
Iniciou os seus estudos em 1841, na Academia de Belas Artes, não finalizando o curso por discordar dos métodos de ensino. De 1847 a 1849, estudou cinzelagem na oficina do Arsenal do Exército, passando depois a dedicar-se definitivamente à pintura.
Ligado ao Romantismo, ficou sobretudo conhecido como pintor de paisagens, sendo companheiro de Tomás da Anunciação, que considerava como um Mestre. Foi autor de “Cinco Artistas em Sintra”, quadro que pintou em 1855 e que lhe trouxe grande sucesso. Expôs esta obra na Exposição Universal de Paris, em 1855. Em Madrid, expôs também algumas das suas obras, tendo sido condecorado pelo rei Amadeu.
Em 1860, tornou-se professor substituto da Academia mas, devido ao seu temperamento irreverente, acabou por abandonar o cargo nove anos depois.
A partir de 1867, passou a receber um subsídio oficial, o que lhe permitiu viajar pela França e pela Suíça, tendo então ocasião de contactar com a pintura destes dois países, o que o aproximou do Naturalismo.
João Cristino da Silva, que pintou ao longo da sua vida mais de trezentos quadros, acabou os seus dias no Hospício de Rilhafoles, em virtude de ter enlouquecido.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...