segunda-feira, 13 de maio de 2013

13 DE MAIO - RONALD ROSS

EFEMÉRIDERonald Ross, médico bacteriologista e entomologista britânico, ao serviço do Exército das Índias Britânicas, nasceu em Almora, na Índia, em 13 de Maio de 1857. Morreu em Londres no dia 16 de Setembro de 1932. Foi laureado com o Prémio Nobel de Fisiologia ou Medicina em 1902, pela descoberta do processo de contaminação do organismo humano pela malária. A sua descoberta do parasita da malária, no trato gastrointestinal do mosquito Anopheles, levou à percepção de que a doença era transmitida por este insecto e lançou as bases para o combate à mesma.
Ross fizera os seus estudos em Londres, ingressando nos serviços médicos militares anglo-indianos em 1881. Anos mais tarde, começou as suas pesquisas sobre a transmissão da malária. Em 1889, quando duma expedição à África Ocidental, identificou a presença de mosquitos, vectores do paludismo, observando um que acabara de picar um paciente.
Em 1901, foi eleito membro do Real Colégio de Cirurgiões e tornou-se companheiro da Royal Society, de que se tornou vice-presidente de 1911 a 1913. Igualmente escritor, Ronald Ross publicou alguns estudos matemáticos, romances e poemas.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...