quarta-feira, 22 de maio de 2013

22 DE MAIO - FRANCISCO LUCAS PIRES

EFEMÉRIDE Francisco António Lucas Pires, professor, advogado e político português, morreu em Pombal no dia 22 de Maio de 1998. Nascera em Coimbra, em 19 de Outubro de 1944.
Em 1966, licenciou-se em Direito, na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, onde – em 1968 – terminou o Curso Complementar de Ciências Político-Económicas. Com uma bolsa da Fundação Calouste Gulbenkian, foi investigador na área do Direito Público, na República Federal da Alemanha. Quando regressou a Portugal, iniciou uma carreira académica em Coimbra, doutorou-se em Ciências Jurídico-Políticas em 1989 e chegou a professor associado em 1997. Foi ainda docente no Centro Regional do Porto da Universidade Católica Portuguesa e coordenador da licenciatura em Direito na Universidade Autónoma de Lisboa.
Aderiu ao Centro Democrático Social (CDS) em 1974. Foi deputado à Assembleia da República, entre 1976 e 1986, pelos círculos do Porto, Coimbra e Lisboa; coordenador-geral da Aliança Democrática, de 1979 a 1980; ministro da Cultura e da Coordenação Científica no VIII Governo Constitucional, entre 1982 e 1983; presidente da comissão política nacional do CDS; e membro do Conselho de Estado, de 1983 a 1985.
Em 1991, entrou em ruptura com o CDS, em discórdia com a posição do partido em relação à União Europeia. Lucas Pires era, então, deputado no Parlamento Europeu, eleito em 1987. Depois do CDS ser expulso do PPE, manteve-se como deputado independente. Nas eleições seguintes para o PE, integrou as listas do Partido Social Democrata. Foi o primeiro vice-presidente português do Parlamento Europeu, de 1997 a 1998, coordenou o grupo parlamentar do PPE e foi o primeiro vice-presidente da Fundação Democrata-Cristã Europeia para a Cooperação. Aderiu formalmente ao PSD, após a adesão deste ao PPE, em 1997. Integrou ainda o Grupo Permanente sobre a Constituição Europeia, na Universidade de South Bank, em Londres; o Curatorium do Centro de Estudos Luso-Galaico da Universidade de Tréveris, na Alemanha; e o conselho de administração da Fundação Pégaso, com sede em Bruxelas.
Publicou vários livros sobre assuntos relativos à Constituição, ao Direito e à Temática Europeia. Em Junho de 1998, foi agraciado – a título póstumo – com a Grã-Cruz da Ordem Militar de Cristo. Era pai do escritor Jacinto Lucas Pires.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...