quarta-feira, 11 de junho de 2014

11 DE JUNHO - ROBERT E. HOWARD



EFEMÉRIDERobert Ervin Howard, novelista e romancista norte-americano, morreu em Cross Plains (Texas) no dia 11 de Junho de 1936. Nascera em Peaster, também no Texas, em 22 de Janeiro de 1906. A maioria dos seus contos e novelas foram publicados em revistas pulp (revistas muito populares impressas em papel de fraca qualidade, por causa dos custos).
A família morou em várias cidades do Texas e, igualmente, no oeste do estado de Oklahoma, antes de se fixar em Cross Plains (1919).
Encorajado pela mãe, começou a escrever aos 15 anos, inspirado nas histórias publicadas na revista “Adventures”. Quando já estudava na Academia Howard Payne em Brownwood, publicou pela primeira vez um seu trabalho, o conto “Spear and Fang”, na edição de Julho de 1925 da revista “Weird Tales”. Muitos dos seus contos vieram a ser publicadas nesta revista, tendo tido direito a uma chamada na capa em 1926.  A sua inspiração devia-se igualmente às histórias de horror que, em pequeno, ouvira da sua avó e de uma velha tia.
Escreveu histórias de muitos géneros, mas as mais famosas são as de “espada e feitiçaria” (1920/30). Howard criou um dos personagens fantásticos mais populares de todos os tempos – o bárbaro Conan, que fez a sua primeira aparição no conto “The Phoenix on the Sword” em Dezembro de 1932 e lhe assegurou, por si só, a posteridade literária. Para o desenrolar de vários dos seus contos, inventou a Era Hiboriana, que se tratava da própria Terra mas num passado tão longínquo que a era actual nem guardava memória. Criou vários heróis que ficaram célebres. Os seus trabalhos originaram uma serie de seguidores, fazendo de Howard um dos grandes influenciadores no género de feitiçaria, apenas rivalizando com J.R.R. Tolkien.
Na Primavera de 1933, Howard começou a trabalhar com Otis Adelbert Kline, um ex-escritor de “pulps”, que se tornou seu agente literário. Kline incentivou-o a tentar escrever noutros géneros, a fim de se expandir para mercados diferentes.
Entre os géneros que Robert Howard privilegiou, conta-se: Feitiçaria e Terror, Ficção Histórica, Histórias do Boxe, Westerns e Ficção Científica. A sua prosa é directa, rica e excitante, tentando entreter mais do que instruir.  Escreveu também poemas, alguns dos quais inseridos no meio dos enredos dos seus trabalhos em prosa. Uma antologia da sua poesia, “Collected Poetry of Robert E. Howard”, foi publicada postumamente pela REH Fondation, uma fundação destinada a manter viva a memória e as obras do autor. Escreveu também teatro num registo humorístico.
Em 11 de Junho de 1936, aproximadamente às oito horas da manhã, depois de saber que a mãe (vítima da tuberculose) provavelmente nunca sairia do estado de coma em que se encontrava, suicidou-se. Sentou-se no banco da frente do seu carro e disparou uma bala na própria cabeça. Só morreu oito horas depois. Tinha apenas 30 anos de idade. A mãe morreu no dia seguinte e o funeral foi partilhado por ambos.
Algumas das suas obras foram publicadas em banda desenhada e outras adaptados ao cinema, a última das quais em 2011, “Conan the Barbarian”.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...