sábado, 14 de junho de 2014

14 DE JUNHO - FERNÃO DE ORNELAS



EFEMÉRIDEFernão Manuel de Ornelas Gonçalves, político português que se destacou pelas obras de modernização da cidade do Funchal, enquanto presidente da Câmara Municipal, nasceu em São Pedro, no Funchal, em 14 de Junho de 1908. Morreu em Lisboa no dia 24 de Maio de 1978.
Estudou no Liceu do Funchal e, posteriormente, ingressou na Faculdade de Direito de Lisboa, onde se licenciou em Julho de 1931 com altas classificações. Regressado à Madeira, foi nomeado subdelegado do procurador da República, tornando-se, em 1935, chefe efectivo da Secretaria Judicial. Foi depois escolhido como vereador da Câmara Municipal do Funchal.
Ainda em 1935, apenas com 26 anos, ascendeu à presidência da Câmara Municipal, tendo permanecido nesse cargo durante onze anos. Durante este período, foi responsável pela realização de obras notáveis no Funchal. Com uma energia e visão assinaláveis, encarregou-se de transformar profundamente a cidade, projectando-a para a modernidade.
Durante a crise provocada pela Segunda Grande Guerra Mundial, rasgou avenidas para dar trabalho aos desempregados e combater a miséria, promovendo a escolarização através da construção de escolas e arrendando casas para professores. Uma tal aceleração na sonolenta vida funchalense haveria de lhe criar inimizades e invejas, especialmente entre os pequenos poderes vigentes, que dominavam a Junta Geral e o Governo Civil. Alguns tentaram vir em seu apoio, mas a situação de rotura viria a ser irreversível.
Em 1946, foi ainda nomeado para mais um mandato de quatro anos à frente da Câmara Municipal mas, devido a desentendimentos com o governador da altura, acabou por ser afastado da autarquia. Após a sua saída, deixou a Madeira e veio viver para Lisboa, só visitando pontualmente a “sua” cidade.
Ao longo da vida, foi condecorado como Oficial da Ordem do Cruzeiro do Sul e com a Comenda da Ordem Militar de Cristo. Postumamente, em 2008, foi-lhe atribuída a Medalha de Honra da Cidade, em homenagem ao seu contributo no desenvolvimento urbano da capital madeirense.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...