sábado, 7 de junho de 2014

7 DE JUNHO - TRATADO DE TORDESILHAS



EFEMÉRIDE – O Tratado de Tordesilhas, assinado na povoação castelhana com o mesmo nome em 7 de Junho de 1494, foi um tratado celebrado entre os Reinos de Portugal e de Espanha, para dividir as terras «descobertas e por descobrir». Este tratado surgiu na sequência da contestação portuguesa às pretensões da Coroa espanhola resultantes da viagem de Cristóvão Colombo que, um ano e meio antes, chegara ao chamado Novo Mundo, reclamando-o oficialmente para a rainha Isabel, a Católica.
O tratado definia como linha de demarcação o meridiano norte-sul 370 léguas a oeste da ilha de Santo Antão no arquipélago de Cabo Verde. Esta linha estava situada a meio caminho entre estas ilhas (então portuguesas) e as ilhas das Caraíbas descobertas por Colombo. Os territórios a leste deste meridiano pertenceriam a Portugal e os territórios a oeste, a Espanha. O tratado foi ratificado pela Espanha em Julho e por Portugal em Setembro (1494).
Os originais do tratado estão conservados no Arquivo General das Índias em Sevilha e no Arquivo Nacional da Torre do Tombo em Lisboa.
No contexto das relações internacionais, a assinatura do Tratado de Tordesilhas ocorreu num momento de transição entre a hegemonia do Papado, poder até então universalista, e a afirmação do poder singular e secular dos monarcas nacionais, uma das muitas facetas da transição da Idade Média para a Idade Moderna.
As outras potências marítimas europeias, como a França, a Inglaterra e a Holanda, tiveram de acatar a recusa de qualquer direito sobre as novas terras, vendo-se obrigadas a recorrer à pirataria e ao contrabando para aproveitarem as riquezas do Novo Mundo.
O Tratado de Tordesilhas deu lugar a muitos contenciosos entre Espanha e Portugal e à assinatura de novos tratados, acabando por se tornar caduco quando as citadas potências (França, Reino Unido e Países Baixos) conseguiram dispor de frotas navais suficientemente fortes para contrariar as proibições luso-espanholas.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...