segunda-feira, 2 de junho de 2014

2 DE JUNHO - CHARLIE WATTS



EFEMÉRIDECharlie Watts, de seu verdadeiro nome Charles Robert Watts, músico britânico, nasceu em Wembley no dia 2 de Junho de 1941. Entrou para os Rolling Stones como baterista em 1963, lugar que ocupa até hoje. Participou em todos os discos da banda, conjuntamente com Mick Jagger, Keith Richards e Ronnie Wood. É considerado um dos maiores bateristas dos últimos 40 anos.
Cresceu em Islington, onde o pai era empregado dos Caminhos de Ferro Britânicos. Estudou artes gráficas na Tyler's Croft Secondary Modern School, ingressando depois na Harrow School Of Art.
Em 1961, tocou num grupo amador, os “Blues Incorporated” de Alexis Korner e Cyril Davies, que agregava numerosos músicos de passagem, entre os quais Mick Jagger.
Para ganhar a vida, Charlie era paralelamente desenhador numa agência publicitária. Entrou depois, como profissional, para os Rolling Stones, substituindo Mick Avory.
Taciturno e tranquilo, Watts ficou sempre distante da turbulência do grupo. Bill Wyman, grande cronista dos Rolling Stones, assegura que nunca lhe conheceu hábitos de drogas nem outra mulher que não fosse a esposa Shirley Shieffield, com quem casou em Outubro de 1965. Quando das tournées que fazem, descontrai-se desenhando os quartos dos hotéis onde fica depois de cada concerto.
Musicalmente, sente-se atraído pelo jazz, o seu primeiro amor. Gravou dez discos a solo. Em 1971, assegurou a parte rítmica do álbum “London Sessions” de Howlin'Wolf, para o qual tocou igualmente Eric Clapton, entre outros. Editou uma pequena obra de desenhos consagrada a Charlie Parker.
Muito respeitado pelos outros membros do grupo, Watts tem direito a uma ovação particular em cada show dos Stones. No final de um concerto em Altamont (1969), foi aplaudido durante 32 minutos e 9 segundos, um recorde ainda por bater, ao que se saiba.  
Em virtude da paixão de sua esposa por cavalos, Charlie Watts tornou-se também criador de puros-sangues árabes (coudelaria Halsdon).

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...