segunda-feira, 16 de junho de 2014

16 DE JUNHO - JOYCE CAROL OATES



EFEMÉRIDEJoyce Carol Oates, escritora norte-americana, nasceu em Lockport, Nova Iorque, no dia 16 de Junho de 1938. É autora de algumas das obras literárias contemporâneas mais significativas. Agraciada com os prémios norte-americanos National Book Award e The Pen/Malamud Award for Excelllence in Short Fiction, é membro da Academia Americana de Artes e Letras e titular de cátedra na Universidade de Princeton, Nova Jersey, onde lecciona desde 1978. Espera jubilar-se em 2014. Foi tida várias vezes como uma das personalidades candidatas ao Prémio Nobel da Literatura, surgindo mesmo em diversas listas de finalistas veiculadas pela imprensa.
Ainda muito jovem, interessou-se pela leitura, lendo nomeadamente “Alice no País das Maravilhas” de Lewis Carroll, que lhe tinha sido oferecido pela avó e que ela considera a maior influência literária que recebeu.
Na adolescência, conheceu as obras de Faulkner, Dostoïevski, Hemingway e Emily Brontë, que também a influenciaram. Começou a redigir peças literárias aos 14 anos, quando lhe ofereceram uma máquina de escrever.
Trabalhou para o jornal do liceu Williamsville South High School, no qual se diplomou em 1956. Obteve então uma bolsa da Universidade de Siracusa, onde começou a escrever romances, dos quais – porém – não gostou muito. Aos 19 anos, no entanto, ganhou um concurso de novelas. Licenciou-se nesta universidade em 1960, ingressando depois na Universidade de Wisconsin-Madison em 1961.
Publicou o primeiro livro em 1963, uma recolha de novelas intitulada “By the North Gate” e, desde então, escreveu mais de sessenta livros, entre os quais algumas novelas, peças de teatro e muitos volumes de contos, de poesia e ensaios. Escreveu igualmente vários livros policiais sob os pseudónimos Rosamond Smith e Lauren Kelly.
O seu livro “Blonde”, inspirado na vida de Marilyn Monroe, foi publicado praticamente em todo o mundo, valendo-lhe elogios de toda a crítica.
Galardoada com várias distinções, venceu o National Book Award, com a novela “Them” (1969), dois Prémios O. Henry e uma Medalha National Humanities. As suas obras de ficção “Black Water” (1992), “What I Lived For” (1994) e “Blonde” (2000) foram nomeadas para os Prémios Pulitzer. Cinco dos seus livros foram adaptados ao cinema, entre 1995 e 2012. É doutorada Honoris Causa pela Universidade da Pensilvânia.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...