quinta-feira, 26 de junho de 2014

26 DE JUNHO - NAOMI SHEMER



EFEMÉRIDENaomi Shemer, poetisa israelita e uma das autoras-compositoras mais importantes do seu país, morreu em Telavive no dia 26 de Junho de 2004. Nascera no kibutz Kvutzat Kinneret, no nordeste de Israel, em 13 de Julho de 1930. Muito cedo, começou a ter lições de piano. A partir dos anos 1950, escreveu as primeiras canções. Possuía um sentido inato para a poesia, para a escrita e para a composição, mas musicava igualmente textos de outros poetas e adaptava para hebreu algumas canções estrangeiras.
O seu apelido de solteira era Sapir. Em meados dos anos 1950, após servir nas Forças de Defesa de Israel, estudou música na Academia Rubin (actual Academia de Música e Dança de Jerusalém). Do seu primeiro marido, o actor Gideon Shemer, teve uma filha, Lali. Divorciaram-se e, posteriormente, casou com o advogado Mordechai Horowitz, com o qual teve o seu filho Ariel.
Naomi é considerada a “Maior Dama da Música de Israel” até hoje, sendo lembrada especialmente pela sua canção “Yerushalayim Shel Zahav” (1967), escrita pouco tempo antes da Guerra dos Seis Dias, e – também – por “Lu Yehi” (1973), uma adaptação hebraica de “Let It Be” dos Beatles.
Yerushalayim Shel Zahav” (“Jerusalém de Ouro”), uma espécie de segundo Hino Nacional, é a música israelita mais cantada de todos os tempos. Outra sua canção famosa é “Hurshat ha Eucaliptos”, composta em 1963, em homenagem ao seu kibutz natal, e interpretada por inúmeros artistas. Naomi Shemer escreveu até à hora da sua morte, ocorrida aos 73 anos de idade, vítima de cancro.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...