segunda-feira, 30 de junho de 2014

30 DE JUNHO - JOSÉ EMILIO PACHECO



EFEMÉRIDEJosé Emilio Pacheco, ensaísta, romancista, novelista, poeta e tradutor mexicano, nasceu na cidade do México em 30 de Junho de 1939. Morreu na mesma cidade em 26 de Janeiro de 2014. É considerado um dos grandes poetas mexicanos da segunda metade do século XX. Foi também cenarista de uma dezena de filmes.
Estudou Direito e Literatura na universidade do México (UNAM) sem contudo se diplomar. Trabalhou em diversas revistas literárias.
Especialista de Literatura Mexicana do século XIX e da obra de Jorge Luís Borges, ensinou em várias universidades (Universidade Nacional Autónoma do México, Universidade do Maryland, Universidade de Essex e em algumas outras nos Estados Unidos, Canadá e Reino Unido). Dirigiu a Biblioteca Universitária da UNAM. 
As suas obras foram traduzidas em várias línguas e, pelo seu lado, Emilio Pacheco traduziu para espanhol vários escritores como Samuel Beckett e Tennessee Williams.
Entre muitas distinções literárias que recebeu, salienta-se: o Prémio Octávio Paz (2003); o Prémio Pablo Neruda (2004); o Prémio García Lorca e o Prémio Internacional Alfonso Reyes (2005); o Prémio Rainha Sofia e o Prémio Cervantes (2009).

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...