sexta-feira, 12 de setembro de 2014

12 DE SETEMBRO - RAYMOND BURR



EFEMÉRIDE Raymond William Stacey Burr, actor canadiano naturalizado norte-americano, muito conhecido pelos seus papéis no cinema e na televisão, especialmente nas séries “Perry Mason” (1957) e “Ironside” (1967), morreu em Healdsburg, Califórnia, no dia 12 de Setembro de 1993. Nascera em New Westminster, Colúmbia Britânica, Canadá, em 21 de Maio de 1917.
Burr passou parte da sua infância na China, onde o pai trabalhava como agente comercial. Após os pais se divorciaram, mudou-se para Vallejo, Califórnia, na companhia da mãe e dos irmãos.
Burr trabalhou numa fazenda e, em seguida, como vendedor de fotografias, para ajudar no sustento da família, em plena Grande Depressão. Cantou também em cabarets. Após dois anos na US Navy, durante a Segunda Guerra Mundial, foi licenciado após ter sido ferido em Okinawa.
Em 1937, começara a sua carreira de actor na Pasadena Playhouse. Em 1941, estreou-se na Broadway com a peça “Crazy with the Heart”. Foi contratado depois pelo estúdio RKO Pictures, interpretando especialmente papéis de vilão. Entre 1946 e 1957, trabalhou em mais de sessenta filmes. Recebeu óptimas críticas pela sua interpretação em “Um Lugar ao Sol” (1951), contracenando com Elizabeth Taylor e Montgomery Clift. Fez o papel de Lars Thorwald em “Janela Indiscreta”, uma produção de 1954 dirigida por Alfred Hitchcock.
Segundo escreveu o jornalista Michael Seth Starr no livro “The Secret Life of Raymond Burr”, o actor era homossexual, mas ocultou a sua condição durante a maior parte da vida, por receio de prejudicar a carreira em virtude dos preconceitos da sociedade. Foi casado três vezes, o que não o terá impedido de manter uma relação homo durante 35 anos.
Em 1992, foi-lhe diagnosticado um cancro no cólon, mas recusou-se a ser operado, morrendo no ano seguinte.
Burr recebeu dois Emmy Awards durante a sua carreira e tem uma estrela na Calçada da Fama no Hollywood Boulevard.

1 comentário:

MyEvoll disse...

actor principal na sério Perry Mason.

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...