domingo, 7 de setembro de 2014

7 DE SETEMBRO - GALA DALÍ



EFEMÉRIDEGala Dalí, mais conhecida simplesmente por Gala, esposa de Paul Éluard e depois de Salvador Dalí, uma musa para eles e para muitos outros escritores e artistas, nasceu em Kazan, no Império Russo, no dia 7 de Setembro de 1894. Morreu em Portlligat, Cadaqués, Espanha, em 10 de Junho de 1982.
O seu nome original era Elena Ivanovna Diakonova e provinha de uma família de intelectuais russos. Entre os seus amigos de infância, contava-se a poetisa Marina Tsvetaeva. Começou a trabalhar como professora em 1915, ano em que estava a viver em Moscovo.
Em 1912, fora enviada para um sanatório em Clavadel, na Suíça, para tratamento da tuberculose. Neste país, conheceu o poeta francês Paul Éluard por quem se apaixonou. Ambos tinham 17 anos. Em 1916, durante a I Guerra Mundial, viajou da Rússia para Paris para se reunir com ele, tendo-se casado um ano depois.
Com Éluard, Gala envolveu-se no movimento surrealista, sendo uma inspiração para muitos artistas, incluindo Éluard, Louis Aragon, Max Ernst e André Breton.
No início de Agosto de 1929, Éluard e Gala visitaram um jovem pintor surrealista em Espanha, o então emergente Salvador Dalí. Um caso se desenvolveu rapidamente entre Gala e Dalí, que era cerca de dez anos mais novo do que ela. Éluard e Gala divorciaram-se, mas continuaram amigos.
Depois de viverem juntos desde 1929, Dalí e Gala casaram-se em cerimónia civil em 1932 e numa cerimónia católica em 1958.
Segundo vários testemunhos, Gala teve ao longo da sua vida vários casos extraconjugais (entre eles, um com o seu ex-marido Paul Éluard). Ela teria uma predilecção por jovens artistas e, na sua velhice, muitas vezes teria dado presentes caros aos que se relacionavam com ela. Aos setenta anos, teve uma relação com o cantor de rock Jeff Fenholt, que cobriu de presentes, incluindo várias pinturas de Dalí e uma casa de milhões de dólares em Long Island.
Gala foi uma modelo muito frequente na obra de Dalí. Essas pinturas demonstram o seu grande amor por ela e algumas são, talvez, as representações mais carinhosas e sensuais de uma mulher de meia-idade na arte ocidental. Para Dalí, ela representava um mito vivo e um ícone moderno. Gala pelo seu lado ocupava-se dos negócios do marido, fazendo-os frutificar. Foi para ela, que Salvador Dalí adquiriu o Castelo de Púbol, onde Gala viria a ser sepultada.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...