quarta-feira, 3 de setembro de 2014

3 DE SETEMBRO - JÚLIO CÉSAR



EFEMÉRIDEJúlio César Soares de Espíndola, futebolista brasileiro – que actua como guarda-redes e representa actualmente o SL e Benfica, nasceu no Rio de Janeiro em 3 de Setembro de 1979.
Em 2009, a IFFHS elegeu-o como o Segundo Melhor Guarda-Redes do Mundo, atrás apenas de Iker Casillas. Foi também premiado como o Melhor Guarda-Redes do Campeonato Italiano em 2009 e 2010.
Nos Mundiais de 2014, foi o herói do jogo dos oitavos de final entre o Brasil e o Chile, realizado em Belo Horizonte. Defendeu duas grandes penalidades, levando a Selecção Brasileira para os quartos de final com a Colômbia. Contudo, nas meias-finais contra a Alemanha, esteve também presente na mais pesada derrota sofrida pela Selecção Brasileira em Mundiais.
Júlio César revelou-se no futsal do Grajaú Country Clube, ingressando depois no Flamengo. Tornou-se ídolo dos seus adeptos, mercê da raça, amor à camisola e talento excepcional entre os postes.
O reconhecimento internacional não tardaria, o que o levou para Itália em 2005. No primeiro semestre daquele ano, representou o Chievo Verona, sem todavia ter sido titular e, a partir de Julho, passou a jogar pelo Inter de Milão.
Na sua primeira temporada no Inter, Júlio César foi suplente de Toldo. Entretanto, na temporada seguinte, ganhou um voto de confiança do treinador Roberto Mancini e passou a ser o guarda-redes titular, tornando-se rapidamente uma das principais peças da equipa.
Na sua melhor época pelo Inter (2009/10), conquistou a “tríplice coroa”, com os títulos da Liga dos Campeões da UEFA, Taça de Itália e Campeonato Italiano. Em Agosto de 2010, foi eleito o Melhor Guarda-Redes Europeu da temporada.
Na época 2011/12, o Inter não obteve tão bons resultados e, ao contrário dos anos anteriores, nem sequer conseguiu a classificação para a Liga dos Campeões da UEFA. Já desgastado pela direcção do clube e alvo de críticas por parte dos torcedores, era quase certo que Júlio César deixaria o Inter no fim da temporada. Com uma rescisão amigável, encerrou a sua passagem pelo futebol italiano, onde ficara sete anos, jogara 300 jogos e conquistara 14 títulos.
Aos 32 anos de idade, acertou a sua transferência para o Queens Park Rangers em Agosto de 2012, assinando um contrato válido por quatro épocas. Fez a sua estreia contra o Chelsea FC, com um empate sem golos. Rapidamente conquistou a titularidade. O QPR baixou de divisão e decidiu negociá-lo, havendo vários clubes europeus interessados nos seus serviços. Finalmente, em Fevereiro de 2014, foi contratado por empréstimo pelo Toronto FC, clube canadiano a disputar a Major League Soccer. Em Agosto, foi anunciado o fim do empréstimo e a sua contratação pelo Benfica por duas temporadas.
Júlio César foi convocado pela primeira vez para a Selecção Brasileira em 2003, quando da Copa das Confederações. No ano seguinte, foi chamado para a disputa da Copa América, realizada no Peru. Foi fundamental na conquista do título, principalmente ao defender uma grande penalidade contra a Argentina. Actuou também durante as eliminatórias dos dois Mundiais seguintes (2006 e 2010). Só voltou à Selecção em Janeiro 2013, convocado por Scolarti. Foi figura preponderante em várias competições.
 Júlio César é casado desde 2002, com a actriz Susana Werner com a qual tem dois filhos.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...