terça-feira, 23 de setembro de 2014

23 DE SETEMBRO - ROBERT BLOCH

EFEMÉRIDERobert Albert Bloch, escritor norte-americano, mais conhecido pelo seu romance de horror “Psicose”, morreu em Los Angeles no dia 23 de Setembro de 1994, vítima de cancro. Nascera em Chicago, em 5 de Abril de 1917. “Psicose” foi adaptado ao cinema por Alfred Hitchcock, num filme protagonizado por Janet Leigh e Anthony Perkins (“Psycho”, 1960). Robert Bloch foi também guionista e autor prolífico de obras de ficção científica.
Estudou em colégios particulares de Maywood e Milwaukee. Quando era criança, ficou bastante impressionado com o cinema de terror, tendo assistido aos nove anos de idade a “O Fantasma da Ópera”. Começou a ler compulsivamente revistas literárias da especialidade. Ainda era aluno do ensino secundário e já escrevia algumas histórias. Ao longo da sua carreira, utilizou vários pseudónimos: Tarleton Fiske, Sherry Malone, E.K. Jarvis, Wilson Kane, John Sheldon e Will Folke.
Terminados os estudos, adquiriu uma máquina de escrever em segunda-mão e redigiu e vendeu o seu primeiro conto, “The Feast In The Abbey”, à revista “Weird Tales”. Com a Grande Depressão, causada pela queda na Bolsa de Valores de Nova Iorque, teve dificuldade em arranjar emprego, pelo que – até 1942 – dedicou todo o seu tempo à escrita.
Na década de 1940, começou a demonstrar interesse também pela mente de assassinos psicopatas, por julgar que tinha esgotado o tema do sobrenatural. Publicou em 1943 “Yours Truly, Jack The Ripper”, novela em que recriou a vida do mais famoso de todos os assassinos em série. Em 1947, publicou o seu primeiro romance, “The Scarf”, que conta a história de um jovem que se tornou assassino devido a um trauma de infância.
Em 1942, ingressara na agência publicitária Gustav Marx, onde permaneceu durante onze anos. Em 1953, foi viver para Hollywood, fazendo guiões para filmes, paralelamente com a sua actividade de escritor.
Bloch foi por diversas vezes galardoado com prémios, tendo recebido entre outros: um Prémio Hugo, um Bram Stoker Award e um World Fantasy Award. Foi presidente da Mistery Writers of America (1970/71) e membro da Science Fiction and Fantasy Writers of America

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...