quinta-feira, 18 de setembro de 2014

18 DE SETEMBRO - MRPP

EFEMÉRIDEO MRPP – Movimento Reorganizativo do Partido do Proletariado foi fundado em 18 de Setembro de 1970. De inspiração maoista, defendia a ideia que o Partido Comunista Português adoptara uma ideologia “revisionista”, tendo deixado de ser o “partido do proletariado”. Para a prossecução da revolução era necessário reorganizá-lo – daí o nome escolhido.
Teve como seu secretário-geral Arnaldo Matos. O seu órgão informativo foi sempre o “Luta Popular”, cuja primeira edição foi lançada em 1971 (ainda no tempo da ditadura). A seguir ao 25 de Abril, chegou a ser diário durante algum tempo.
O MRPP foi um partido muito activo antes do 25 de Abril de 1974, especialmente entre estudantes e jovens operários de Lisboa e sofreu a repressão das forças policiais, reivindicando como mártir José Ribeiro dos Santos, um estudante assassinado pela polícia política durante uma reunião de estudantes no Instituto Superior de Ciências Económicas e Financeiras (ISCEF) em 12 de Outubro de 1972.
O MRPP ganhou fama com as suas grandes e vistosas pinturas murais. Continuou em grande actividade durante os anos de 1974 e 1975. Nessa altura tinha nas suas fileiras membros que mais tarde viriam a ter grande relevo na política.
Logo a seguir ao 25 de Abril, o MRPP foi acusado pelo PCP (que desde sempre foi “eleito” como o seu maior inimigo) de ser subsidiado pela CIA. Essa acusação teria como motivo uma crença baseada, em parte, na cooperação entre o MRPP e o Partido Socialista, durante o chamado “Verão quente” e igualmente em quase todas as actividades sindicais.
A partir de 26 de Dezembro de 1976, o MRPP, após congresso, passou a designar-se Partido Comunista dos Trabalhadores Portugueses, com a sigla PCTP/MRPP.
Actualmente, o seu membro mais conhecido é o advogado Garcia Pereira. Nas eleições legislativas de 2011, teve o seu melhor resultado, alcançando 62 491 votos, correspondente a 1,12% do total da votação.
Entre os antigos militantes, salientam-se: Ana Gomes, Diana Andringa, Durão Barroso, Fernando Rosas, José Ribeiro dos Santos, Maria José Morgado, Saldanha Sanches e Maria João Rodrigues

3 comentários:

Helena disse...

Caro Gabriel de Sousa.
Tem que ser mais rigoroso quando afirma que certa pessoa pertenceu ou não a um determinado partido.
Por exemplo e relactivamente ao Nuno Crato, posso afirmar-lhe que ele não pertenceu nunca ao MRPP.
Esteve e isso sim, na Comissão Permanente do Conselho Nacional da UDP.
Se não fosse muito incómodo, pedia-lhe que retirasse esse nome daí.
Obrigada

Gabriel de Sousa disse...

Correcção feita, como pode verificar.
Gabriel de Sousa

Helena disse...

Obrigada :-)

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...