quarta-feira, 17 de setembro de 2014

17 DE SETEMBRO - KEN KESEY

EFEMÉRIDEKen Kesey, de seu verdadeiro nome Kenneth Elton Kesey, escritor americano, mais conhecido pelo seu primeiro romance “Voando sobre um Ninho de Cucos” (1962), que foi inspirado nas suas próprias experiências quando trabalhou num hospital de veteranos, nasceu em La Junta, Colorado, no dia 17 de Setembro de 1935. Morreu em Eugene, Oregon, em 10 de Novembro de 2001.
Aquele romance foi adaptado ao cinema pelo realizador Miloš Forman, com Jack Nicholson e Louise Fletcher a fazerem parte do elenco. Ficou também conhecido por ser uma figura “contra-cultural”, que se considerava uma ponte entre a Geração Beat dos anos 1950 e os Hippies de 1960.
Escreveu vários romances, uma peça de teatro e dois livros para crianças. Simultaneamente com a sua actividade de escritor, Ken Kesey – com o seu grupo “Merry Pranksters” – foi também um dos mais importantes inspiradores do movimento psicadélico dos anos 1960.
Tudo começara por volta de 1959. Nessa época, Ken Kesey era estudante na Universidade Stanford e habitava Perry Lane, um bairro de Palo Alto, na baía de São Francisco, onde se concentravam os boémios da cidade. Ali encontrou Vie Lovell, um jovem licenciado de psicologia, que lhe falou em certas experiências com drogas, que modificavam o estado da consciência. Por alguns dólares, Kesey ofereceu-se como voluntário para experimentar várias drogas, entre elas o LSD que só era conhecido em alguns meios científicos. Ele teve então a sensação de ter encontrado «a chave que permitiria ao homem abrir o seu espírito e alargar o seu campo de consciência para além de tudo o que se poderia imaginar».
Foi o começo de uma grande aventura. O bairro Perry Lane mudou rapidamente de aspecto. As drogas, em particular o LSD, eram largamente consumidas. Kesey e os seus amigos experimentaram todas as fantasias que eles chamaram “psicadélicas” – músicas e sons em profusão, dilúvio de pinturas fluorescentes e comportamentos incompreensíveis para as pessoas “bem-pensantes” das redondezas.
Em 1963, o bairro foi comprado por um empresário da construção civil. Kesey adquiriu então uma casa na Califórnia (La Honda), onde constituiu um grupo à volta dele e, sobretudo, à volta do LSD, que nessa época ainda não era interdito.
Kesey estava vigiado pela polícia, porque alguns componentes do grupo consumiam igualmente marijuana. Foi para o México onde, mais tarde, os Pranksters se juntaram a ele, mas por pouco tempo. Regressou aos Estados Unidos, onde apareceu em eventos organizados por grupos psicadélicos que, entretanto, se tinham formado. Foi convidado mesmo para um programa de televisão, onde provocou Edgar Hoover, o chefe do FBI. Foi preso por «posse de marijuana». Depois de vários processos, foi condenado a 90 dias de prisão, 6 meses de trabalho comunitário e 1 500 dólares de multa. Estava-se em 1966 e a aventura dos Pranksters chegava ao fim.
Depois de cumprida a pena, Ken Kesey instalou-se com a mulher e os filhos em Springfield, onde passou a dedicar-se integralmente à literatura.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...