sexta-feira, 5 de setembro de 2014

5 DE SETEMBRO - JOHN CAGE



EFEMÉRIDEJohn Milton Cage Jr., compositor e teórico musical norte-americano, nasceu em Los Angeles no dia 5 de Setembro de 1912. Morreu em Nova Iorque, em 12 de Agosto de 1992.
Foi um pioneiro da música aleatória, da música electrónica acústica, do uso de instrumentos não convencionais, bem como do uso não convencional de instrumentos convencionais, sendo considerado uma das figuras chave das vanguardas artísticas do pós guerra. Críticos há que o consideram mesmo como um dos mais influentes compositores norte-americanos do século XX. 
Estudou com Henry Cowell (1933) e Arnold Schoenberg (1933/35), ambos conhecidos pelas suas inovações radicais na música. Entretanto, as maiores influências de Cage vieram da Ásia, através dos seus estudos de filosofia indiana e de zen budismo, nos anos 1940.
John foi um investigador incansável. A sua matéria-prima era o óbvio, o quotidiano – tudo o que já existe mas que passa despercebido ao comum dos mortais. Ele elevou o “barulho-ruído” ao status de música, fazendo o mesmo com o silêncio. Foi definido também como “músico-poeta-pintor”. 
Foi um dos primeiros a escrever sobre o que ele chamava de música do acaso (o que outros decidiram rotular de música aleatória) – música em que alguns elementos eram deixados ao acaso, usando processos aleatórios. Influenciou muitos artistas de todo o mundo e integrou o movimento “Fluxus”, que era composto por artistas plásticos e por músicos. Depois de ter sido director musical das coreografias da Merce Cunningham Dance Company, ocupou até à sua morte as funções de seu conselheiro musical.
John Cage abraçou o indeterminismo como uma parte integral do seu processo de composição. Esta técnica levava-o a incluir a participação da audiência no seu trabalho, destronando assim o artista como herói todo-poderoso da expressão criativa. Quase todos os seus trabalhos se baseavam na pesquisa e na experimentação.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...