quinta-feira, 10 de março de 2016

10 DE MARÇO - JÓZEF WYBICKI

EFEMÉRIDEJózef Rufin Wybicki, general, poeta e político polaco, morreu em Manieczki no dia 10 de Março de 1822. Nascera em Będomin, em 29 de Setembro de 1747. Em 1797, escreveu a “Mazurca de Dombrowski”, que foi adoptada como hino oficial da Polónia em 1927.
Wybicki tomou parte activa nos eventos mais importantes da história polaca no final do século XVIII e início do século XIX. Foi deputado na Assembleia em 1767; membro da Confederação de Bar (1768/72); participou na criação do Código de Leis; foi membro da Comissão de Educação Nacional; activista do Partido Patriótico (1788/92); participou na insurreição liderada por Tadeusz Kościuszko; foi um dos organizadores das Legiões Polacas em Itália; e oficial de alta patente no Reino do Congresso Polaco.
Wybicki considerava o que publicava como uma forma de actividade política. Nos seus escritos jornalísticos e literários, tratou de temas relativos à vida da Polónia, território então objecto da cobiça dos países vizinhos (Prússia, Rússia e Áustria).
O actual hino polaco foi escrito em Reggio, Itália. Inicialmente, era apenas uma canção militar, passando depois a ser uma canção de cunho nacional, executada durante todas as cerimónias patrióticas. 

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...