quinta-feira, 24 de março de 2016

24 DE MARÇO - JOSÉ DOS SANTOS FERREIRA

EFEMÉRIDEJosé Inocêncio dos Santos Ferreira, também conhecido por Adé, escritor luso macaísta e grande defensor do patuá de Macau, língua crioula da região, morreu em Hong Kong no dia 24 de Março de 1993. Nascera em Macau, em 28 de Julho de 1919.  
Viveu em Macau durante grande parte da sua vida. O pai era português oriundo de Portugal e a mãe era natural de Macau.
Além de escritor, José dos Santos Ferreira foi funcionário público, tendo sido chefe da secretaria do Liceu Nacional Infante D. Henrique.
Depois de reformado, foi secretário-geral da Sociedade de Turismo e Diversões de Macau e professor de português para alunos chineses. Foi também um colaborador assíduo do “China Mail” de Hong Kong, da agência de notícias norte-americana “Associated Press” e ainda de vários jornais portugueses editados em Macau, como o semanário “O Clarim”.
Sendo um grande amante do desporto, foi fundador e dirigente de várias associações, organismos e clubes desportivos de Macau, como a Associação de Futebol de Macau, o Hóquei Clube de Macau e o Conselho Provincial de Educação Física, a que presidiu. Como dirigente desportivo, organizou e dirigiu vários campeonatos e torneios de diferentes modalidades.
Além do desporto, dedicou-se também ao associativismo e à filantropia, sendo presidente do Rotary Club e membro da mesa directora da Santa Casa da Misericórdia e da direcção do Clube de Macau.
Dedicando-se de alma e coração à divulgação do patuá macaísta, foi autor de uma vasta obra, composta de poesias, peças de teatro, óperas, programas radiofónicos e operetas, tendo sido ainda fundador da Tuna de Macau.
Em Setembro de 1979, foi agraciado com o grau de Cavaleiro da Ordem do Infante D. Henrique. Recebeu, em 1984 a Medalha de Mérito Cultural de Macau e foi ainda homenageado com uma estátua no Jardim das Artes.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...