sábado, 26 de março de 2016

26 DE MARÇO - JOÃO SOARES LOURO

EFEMÉRIDEJoão Soares Louro, administrador de empresas, antigo presidente da RTP, morreu em Lisboa no dia 26 de Março de 2007. Nascera em Faro, em 12 de Fevereiro de 1933.
Soares Louro era algarvio de nascimento, mas foi em Lisboa que desenvolveu toda a sua carreira de administrador, de que se destacou a sua liderança num momento de viragem da televisão pública portuguesa.
Esteve ligado à política, tendo sido dirigente nacional do Partido Socialista durante vários anos. Na legislatura de 1976 a 1978, foi eleito deputado pelo círculo de Lisboa. Entretanto, foi chamado a integrar o I Governo Constitucional, liderado por Mário Soares, como subsecretário de Estado para a Comunicação Social.
Soares Louro foi presidente do Conselho de Administração da Radiotelevisão Portuguesa (RTP), entre 1978 e 1980. Durante este período, promoveu uma profunda transformação da estação televisiva estatal, que passou pelo seu redimensionamento, reequipamento e equilíbrio financeiro, numa altura em que se passou da transmissão a preto e branco para as emissões a cores.
Foi responsável pela criação do Centro de Formação da RTP, que levou para este canal vários jovens jornalistas, que se tornariam nomes grandes do jornalismo português, como Miguel Sousa Tavares, Margarida Marante, António Mega Ferreira e Maria Elisa.
Durante o seu mandato, foram ainda criadas a Radiotelevisão Comercial (RTC), da qual viria a ser administrador, e o Grupo Editorial da Empresa TV Guia. No início da década de 1990, presidiu também aos destinos da Radiodifusão Portuguesa.
Ocupou o cargo de Provedor da Qualidade do Parque das Nações, desde 1999. A partir de 2005, integrou o Conselho de Administração da Parque Expo, como administrador não executivo, e – desde 2006 – fez parte do Conselho de Administração da Atlântico – Pavilhão Multiusos de Lisboa.
Na docência, destacou-se como mestre de conferências na área da Comunicação Social na Universidade Fernando Pessoa, no Porto, entre 1993 e 1996, e pela sua colaboração com a Universidade Nova de Lisboa no ensino das Tecnologias dos Meios.
Faleceu aos 74 anos, no Hospital de Santa Maria em Lisboa, vítima de doença prolongada. Encontrava-se internado há dois meses, naquela unidade de saúde.

2 comentários:

Unknown disse...

Tive o privilegio de conhecer a trabalhar com o Senhor Joao Soares Louro.
Sem sua visao minha vida em publicidade nao teria existido em Portugal, sem seu candido envolvimento e credibilidade oferecida a minha pessoa na epoca o qual estava a dar o sopro de vida a Cinevoz.
Nunca esquercerei seu sorriso e olhar fraterno. "a menina...". Suas palavras permanecerao para sempre em meu viver.
Muitissimo obrigado Soares Louro.

Gabriel de Sousa disse...

Obrigado por ter lido o meu blog.
Beijinho.
Gabriel de Sousa

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...