quarta-feira, 11 de maio de 2016

11 DE MAIO - JOÃO BOTELHO

EFEMÉRIDEJoão Botelho, realizador de cinema português, nasceu em Lamego no dia 11 de Maio de 1949.
Estudou Engenharia Mecânica na Faculdade de Engenharia da Universidade de Coimbra e frequentou a Escola de Cinema no Conservatório Nacional. Foi cineclubista no Porto e em Coimbra, onde dirigiu o CITAC. Foi crítico de cinema na “Gazeta da Semana” e na revista “M”, de que foi fundador.
Iniciou-se como realizador em 1976. Entre os prémios recebidos, salienta-se o Tucano de Ouro para o Melhor Realizador no Festival do Cinema do Rio de Janeiro (1985), com o filme “Um Adeus Português”, e o Prémio de Cinema Europeu no Festival de Veneza com “Tempos Difíceis” (1988).
Foi-lhe prestado um tributo no Festival Cinéma du Réel em Paris (Março de 2006). Fora igualmente homenageado no Festival Internacional do Filme de La Rochelle (França) em Junho/Julho de 1999.
Foi membro do júri do 29º Festival de São Paulo (Brasil, 2005) e do 27º Three Continents Festival (Nantes, 2005). Foi casado com a jornalista Leonor Pinhão, com quem teve três filhos. É Comendador da Ordem do Infante D. Henrique desde Junho de 2005.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...