segunda-feira, 23 de maio de 2016

23 DE MAIO - JAMES BLISH

EFEMÉRIDEJames Benjamin Blish, escritor americano de ficção científica, nasceu em East Orange, Nova Jersey, em 23 de Maio de 1921. Morreu em Henley-on-Thames (Inglaterra) no dia 30 de Julho de 1975. Foi também crítico de ficção científica sob o pseudónimo de William Atheling Jr.
Formou-se em Biologia na Rutgers e na Columbia University, passando o período de 1942/44 como técnico médico do exército. Após a guerra, trabalhou como especialista farmacêutico na empresa Pfizer.
O seu primeiro conto publicado apareceu em 1940 e a sua vida literária progrediu de tal modo que ele abriu mão do seu trabalho para seguir a carreira literária profissional.
Foi casado com a agente literária Virginia Kidd, de 1947 a 1963. Entre 1967 e a sua morte em 1975, tornou-se o primeiro autor a escrever colecções de contos baseados na série televisiva clássica “Star Trek”. Ao todo, escreveu onze volumes de contos adaptados de episódios daquela série dos anos 1960 e também um romance original, “Spock deve morrer!” (1970) — o primeiro romance para adultos baseado na mesma série (desde então, muitos outros têm sido publicados por diversos autores). Faleceu quando estava a escrever “Star Trek 12”, tendo a sua segunda esposa, J. A. Lawrence, completado o livro postumamente.
James Blish emigrara em 1968 para a Inglaterra, onde viveu até à sua morte, vítima de cancro nos pulmões.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...