sábado, 14 de maio de 2016

14 DE MAIO - SIDNEY BECHET

EFEMÉRIDESidney Bechet, clarinetista, saxofonista e compositor de jazz norte-americano, nasceu em Nova Orleães no dia 14 de Maio de 1897. Morreu em Paris, em 14 de Maio de 1959.
Músico prodígio, nascido numa família crioula, foi morar em Chicago em 1917, para tocar com dois exilados famosos, o trompetista Freddie Keppard e o pianista Tony Jackson.
Em 1919, foi clarinetista solista da Southern Syncopated Orchestra, regida pelo compositor Will Marion Cook. Acompanhou Cook, em Londres, onde descobriu o saxofone soprano, um instrumento mais dominante do que o clarinete e com o qual pôde facilmente produzir o vibrato, que era a sua característica distintiva.
Em Junho de 1924, juntou-se ao grupo de Duke Ellington e fez uma tournée na Nova-Inglaterra. Menos de três meses mais tarde, Duke dispensou-o por ele não ter comparecido em três concertos.
Expulso da Grã-Bretanha por causa de uma desordem num hotel, Bechet voltou aos Estados Unidos, instalando-se em Nova Iorque, onde o pianista Clarence Williams queria à viva força que ele gravasse ao lado de Louis Armstrong. Assim teve lugar o encontro entre os dois gigantes do jazz.
Novos problemas trouxeram-no de novo à Europa, onde passou quatro anos no seio da “Revista Negra”, em que Joséphine Baker era a vedeta. Fez uma tournée por vários países europeus, incluindo a Rússia, como solista de jazz.
Sidney Bechet tinha um forte carácter e, em 1928, envolveu-se em confrontos físicos com o músico Mike McKendrick sobre o qual disparou uma arma. O drama foi evitado, mas Bechet ficou preso durante onze meses em Fresnes (França), sendo depois expulso.
Depois de um triunfal sucesso no Festival de Jazz de Paris em 1949, decidiu fixar-se em França, onde se tornou uma super vedeta. O seu tema “Petite Fleur” foi um êxito mundial. Escreveu também partituras para ballets, como “La Nuit est une sorcière” que compôs para o dançarino e coreógrafo Pierre Lacotte.
Em 1956, fez uma longa e bem sucedida tournée pela Bélgica. Faleceu, vítima de cancro, no dia em que completou 62 anos.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...