domingo, 29 de maio de 2016

29 DE MAIO - ZÉ DIOGO QUINTELA

EFEMÉRIDE Diogo Quintela, de seu nome completo José Diogo de Carvalho Quintela, humorista e argumentista português, membro do colectivo humorístico Gato Fedorento, nasceu em Lisboa no dia 29 de Maio de 1977.
Estudou nos Salesianos e no Liceu Pedro Nunes em Lisboa, tendo sido sempre um excelente aluno. O seu último ano do secundário foi feito nos Estados Unidos através de um programa de intercâmbio de estudantes. Frequentou o curso de Comunicação Social no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade Técnica de Lisboa, não tendo concluído a licenciatura.
Participou como argumentista e actor, dando vida a vários personagens, em todos os sketches e DVD lançados pela equipa do Gato Fedorento.
Na sua colaboração com as Produções Fictícias desde 2000, escreveu textos para o canal televisivo SIC, para a RDP e a peça de teatro “Três é uma Multidão. Foi co-autor igualmente de diversos textos para os programas “Herman SIC” e “Crónicas da D. Bitória”.
Em 2006, Quintela emprestou a sua imagem à conhecida bebida portuguesa Licor Beirão, recriando a personagem “Fernando” (dos Gato Fedorento), conhecida por «educar quem padece de desvios comportamentais».
A política e o futebol são dois dos pontos que diferenciam Quintela (que é de direita liberal e adepto do Sporting CP) dos restantes três elementos dos Gato Fedorento (de tendência política mais à esquerda e do SL e Benfica). No entanto, estas diferenças nunca beliscaram a cumplicidade existente.
Em Março de 2010, Zé Diogo Quintela publicou o livro “Falar é Fácil”, constituído pelas suas crónicas para o jornal “Público”. Está ligado ao grupo comercial Padaria Portuguesa, tendo actualmente outros projectos empresariais.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...