quarta-feira, 4 de maio de 2016

4 DE MAIO - VALENTINO MAZZOLA

EFEMÉRIDEValentino Mazzola, futebolista italiano dos anos 1940, considerado um dos melhores médios atacantes da história do futebol, morreu em Turim no dia 4 de Maio de 1949. Nascera em Cassano d'Adda, em 26 de Janeiro de 1919. Foi um dos grandes prejudicados pela não realização dos Mundiais de Futebol nessa década, devido à Segunda Guerra Mundial.
Começou sua carreira no Alfa Romeo, da série C do campeonato italiano. A partir de 1939, foi representar durante quatro temporadas o Venezia, onde conquistou a Taça de Itália de 1941.
Despertando a cobiça dos grandes clubes, Mazzola acabou por se transferir para o Torino FC em 1943 e, logo no primeiro ano, conquistou o campeonato italiano e a Taça de Itália. O futebol italiano, no entanto, entraria em pausa a partir daí com o agravamento da Guerra, só voltando em 1946. Logo a partir deste ano, Mazzola e o Torino conquistariam três campeonatos seguidos, sendo que – no segundo – Mazzola foi o melhor marcador da competição (1947).
O penta campeonato, em 1949, estava quase garantido quando ocorreu, em Maio, a tragédia de Superga. Após um amistoso com o SL Benfica em Lisboa (festa de despedida de Francisco Ferreira), Mazzola e toda a equipa do Torino, além de dirigentes e jornalistas, morreram quando o avião em que viajavam chocou com a catedral de Superga, já em procedimento de aproximação e aterragem.
O Torino teve de alinhar nas restantes quatro partidas com os juvenis. Em sinal de grande respeito, os seus adversários (Genoa CFC, USC Palermo, UC Sampdoria e ACF Fiorentina) também escalaram os seus jogadores mais jovens. O Torino foi campeão. Sendo o clube também a base da selecção italiana e Mazzola o seu elemento mais destacado, a Itália perdeu a esperança – que acalentava – de conquistar o Mundial de 1950, no Brasil.
Valentino teve dois filhos: Ferruccio, que viria a ser presidente do Torino, e Alessandro, que seguiu as pisadas do pai e se tornou um elemento destacado nos anos 1960, em representação do Inter de Milão e da Selecção Nacional.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...