quinta-feira, 30 de março de 2017

30 DE MARÇO - MARIA TERESA

EFEMÉRIDEMaria Teresa Villa-Lobos, cantora portuguesa, nasceu em Setúbal no dia 30 de Março de 1982.
Em 2007, representou Portugal no Festival Eurovisão da Canção, na Finlândia, adoptando o nome artístico Sabrina. A partir de 2012, num novo projecto a que associou também uma mudança de imagem, passou a apresentou-se ao público com o seu verdadeiro nome (Maria Teresa).
Começou por cantar na escola e em festas de família. Aos 16 anos de idade, já participava em competições de karaoke. Frequentou o Conservatório Regional de Setúbal, onde aprendeu piano, sob influência e seguindo a vocação familiar (avó e pai).
Tirou um curso de Modelo e Manequim com a ex Miss Portugal Francisca Sobrinho. Frequentou igualmente o Instituto Piaget (Ciências da Comunicação) e a Universidade Nova (Sociologia), cursos que abandonou para se dedicar à música e ao canto.
Como “Carina”, fez parte de uma das últimas formações das Teenagers durante três anos (2003/06). Antes de enveredar por uma carreira a solo, venceu dois concursos de karaoke.
Aos 24 anos, foi seleccionada num casting para o Festival RTP da Canção de 2007. Venceu a 43.ª edição do conhecido concurso, com mais do dobro dos votos do 2º classificado.
Com o tema “Dança comigo (vem ser feliz)”, representou Portugal na semifinal do Festival Eurovisão da Canção 2007, que se realizou na Finlândia. Portugal não conseguiu obter os votos suficientes para passar à final, faltando-lhe apenas 3 pontos.
Interpretou uma versão especial de “My heart will go on”, original de Celine Dion, no programa de televisão “Diz que é uma espécie de magazine”, a convite dos membros do grupo “Gato Fedorento”.
Praticou Futsal durante 13 anos, representando o Vitória de Setúbal, entre outros clubes, onde foi a capitã de equipa, tendo alcançado o título de vice-campeã distrital.
Em 2012, abandonou o seu nome artístico e abraçou um novo projecto com a editora Espacial, apresentando-se desde então com o seu nome verdadeiro, Maria Teresa. Lançou o álbum “Faltam-me as Palavras”, fazendo a apresentação do mesmo nos Coliseus de Lisboa e do Porto. O 1º single, “Faltam-me as Palavras”, foi um enorme êxito, integrando a banda sonora de uma das novelas de maior sucesso da TVI – “Destinos Cruzados”.
Numa relação com o futebolista internacional português Orlando Sá desde 2010, a cantora divide o tempo entre as viagens a Portugal para a realização de espectáculos e a sua vida pessoal. Tem acompanhado Orlando Sá nos países onde ele tem jogado desde 2011.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...