terça-feira, 16 de março de 2021

16 DE MARÇO - MERCEDES McCAMBRIDGE

EFEMÉRIDE - Carlotta Mercedes McCambridge, actriz norte-americana, nasceu em Joliet, Illinois, no dia 16 de Março de 1916. Morreu em La Jolla, na Califórnia, em 2 de Março de 2004. É conhecida por ter dobrado a voz do demónio Pazuzu, no filme “O Exorcista”, de 1973. Ganhou um Oscar de Melhor Actriz coadjuvante em 1950, pelo seu papel em “All the King’s Men” (“A corrupção do poder”).

Mercedes era filha de pais imigrantes irlandeses e católicos. Posteriormente, dizia ter nascido em 17 de Março de 1918, o que era falso.

McCambridge começou a sua carreira como intérprete de rádio, na década de 1940, trabalhando ao mesmo tempo em espectáculos na Broadway. A sua arrancada em Hollywood aconteceu quando foi escalada para contracenar com o actor Broderick Crawford no filme “All the King’s Men” de 1949. Mercedes cimentou o seu prestígio, vencendo o Oscar de Melhor Actriz coadjuvante de 1950, pelo seu papel no filme, que também ganhou o prémio de Melhor Filme do Ano. McCambridge ganhou ainda o troféu Globo de Ouro de Melhor Actriz coadjuvante e de Revelação Feminina, pelo mesmo filme.

Em 1954, McCambridge co estrelou, com Joan Crawford e Sterling Hayden, o filme de faroeste, “Johnny Guitar”, hoje um clássico. McCambridge e Hayden, publicamente, declararam a sua aversão por Crawford, com McCambridge rotulando Crawford de «a bad egg» (um ovo podre). O elenco ainda incluía uma cara nova, apesar dos seus quase 40 anos: um certo actor chamado Ernest Borgnine.

O seu desempenho em “Johnny Guitar” levou-a a co-estrelar, com Burt Lancaster e Walter Matthau, o filme “The Kentuckian”, no qual interpretou, mais uma vez, uma «mulher de más intenções».

Destacou-se ainda pelo seu trabalho no filme “Giant(“O Gigante”) de 1956, de George Stevens, onde interpretou a irmã mais velha de Rock Hudson, Luz Benedict.

McCambridge possui duas estrelas na Calçada da Fama em Hollywood: uma pelos seus trabalhos no cinema e outra pelos seus desempenhos em televisão.    

Desde o início da década de 1980, Mercedes McCambridge começou a desfrutar de uma gradativa reforma, interrompida por aparições em eventos especiais. Compareceu na 70ª cerimónia de entrega dos Oscars, em 1998, sendo homenageada em conjunto com outros vencedores do prémio no decorrer desses 70 anos. Também apareceu no programa em homenagem aos 30 anos do filme “O Exorcista”, em 2003, discutindo o seu papel.

McCambridge contou a história da sua vida no livro “The Quality of Mercy: An Autobiography” (publicado pela Times Books). O título faz uso do seu nome em criança (Mercy).

Foi casada com William Fifield, de 1941 a 1946 (divorciou-se). Casou-se depois com o actor/director/produtos Fletcher Markle em 1950, de quem se divorciou em 1962.

McCambridge faleceu, de causas naturais, aos 87 anos de idade.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...