quinta-feira, 22 de fevereiro de 2024

22 DE FEVEREIRO - OLAVE BADEN-POWELL

EFEMÉRIDEOlave Baden-Powell St. Clair Soames, a primeira guia de escotismo da Grã-Bretanha, nasceu em Chesterfield no dia 22 de Fevereiro de 1889. Morreu em Bramley, em 25 de Junho de 1977.

O pai, Harold Soames, e a mãe, Katherine Hill, tiveram mais dois filhos, um menino chamado Arthur e uma outra menina chamada Auriol. Quando nasceu Olave, puseram-lhe este nome porque esperavam um filho que se chamaria Olaf.

Mulher do fundador do Movimento Escoteiro (fundado em 1907) e do Movimento Bandeirante (fundado em 1908), o militar Robert Baden-Powell, 32 anos mais velho.

No ano de 1914, Lady Baden-Powell passou a dedicar os seus esforços ao Movimento Bandeirante, conhecida pela sua simpatia e carisma.

No ano de 1916, foi nomeada comissária chefe e, apenas dois anos depois, foi nomeada chefe Bandeirante da Grã-Bretanha. No mesmo ano, 1918, Olave recebeu o Gold Fish, medalha concedida exclusivamente a ela, sendo mais importante que o próprio Silver Fish, a mais alta condecoração do Bandeirantismo Inglês.

Olave havia tomado como propósito expandir o Bandeirantismo ao mundo, para que mais meninas tivessem a oportunidade de fazer parte do Movimento. Então, dedicou-se a escrever cartas a conhecidos residentes de outros países para que estes iniciassem actividades bandeirantes com as meninas das suas localidades.

No ano de 1919, Lady BP enviou uma carta para o Brasil, propondo a fundação do Movimento das Girl Guides no país.

O seu amigo Barclay responsabilizou-se pela entrega da correspondência na sua viagem ao Rio de Janeiro, entregando-a nas mãos da família Lynch.

Mais tarde, foi necessária a criação de um comité específico para tratar da expansão do bandeirantismo e da comunicação permanente entre todos os países.

Lady Olave foi convidada a tornar-se presidente deste Comité, o que aceitou prontamente, criando os moldes necessários para a futura WAGGGS (World Association of Girl Guides and Girl Scouts - Associação Mundial de Guias e Escoteiras).

Olave faleceu em Junho de 1977, rodeada dos seus entes queridos e, em sua memória, foi oferecido um serviço religioso extraordinário na Capela de Westminster, com assistência de membros da nobreza, corpo diplomático e oficiais da Inglaterra e os mais altos executivos das Associações de Bandeirantes e Escoteiros do mundo. A sua solicitação tinha sido de não enviar flores nem presentes na hora da sua morte. Gostaria de receber a alegria de que «semeassem» o fundo especial, cuja finalidade era a construção da sede da WAGGGS, em Londres. Esta obra foi terminada e o nome escolhido foi Centro Olave, do qual o Pax Lodge (um dos cinco centros mundiais do bandeirantismo) faz parte.

Foi sepultada ao lado do seu marido e na sua lápide, como homenagem aos seus feitos, foram colocados os símbolos dos movimentos a que dedicaram as suas vidas, ao lado de um sinal de pista que significa: «Voltamos ao ponto de reunião».

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...