Formado em Engenharia Aeroespacial pela Academia
Naval dos Estados Unidos em 1980, foi qualificado como aviador-naval em Fevereiro
de 1982 e serviu em esquadrões de combate de F-14 Tomcat no Líbano, em
1983.
Em 1986, formou-se na prestigiada Escola de Piloto
de Teste Naval dos Estados Unidos, actuando depois em testes de novos
protótipos modernizados do Tomcat e de novos ângulos de ataque em
combate proporcionados pela modernização do desenho da aeronave.
Em 1991, foi condecorado com a Cruz de Voo Distinto,
pela grande coragem e discernimento em missão, depois de, com um olho
temporariamente cego, um braço partido, sem instrumentos nem comunicação e um
pulmão atingido, conseguiu levar o seu jacto a pousar no porta-aviões USS
Dwight D. Eisenhower, após a sua cabina ser despedaçada por um pedaço da
fuselagem do avião que se soltou a dez mil metros de altitude, durante uma patrulha
sobre o Golfo Pérsico. Depois deste acidente, assumiu posição no Departamento
de operações da força aérea no estado-maior em Washington, DC.
Edwards acumulou na carreira militar mais de 4 000
horas de voo em diferentes aeronaves com 650 pousos em porta-aviões.
Em Dezembro de 1994, foi seleccionado para o curso
de astronauta da NASA e, após treino regulamentar, serviu
primeiramente em terra no Centro Espacial Lyndon B. Johnson, trabalhando
em áreas técnicas do programa do ónibus espacial e da Estação Espacial
Internacional (ISS) e comunicador de voo no Centro de Controle.
Foi ao espaço em Janeiro de 1991, na STS-89
Endeavour, oitava missão de acoplamento com a estação orbital soviética Mir,
que teve a duração de oito dias.
Em 30 de Abril de 2000, Edwards aposentou-se da NASA
e da Marinha dos Estados Unidos, passando a trabalhar em empresas
privadas ligadas à tecnologia espacial e à aviação.
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