domingo, 15 de abril de 2007

EFEMÉRIDE - Leonardo di ser Piero da Vinci, pintor, arquitecto, escultor, físico, astrónomo, sábio, geólogo, geómetra, anatomista, alquimista, inventor visionário, engenheiro mecânico, relojoeiro, urbanista e cientista italiano, nasceu em Anchiano, pequena aldeia toscana, em 15 de Abril de 1452. Morreu no dia 2 de Maio de 1519, em Cloux, Amboise, em França, local onde foi sepultado. É considerado um dos maiores génios da história da Humanidade, devido ao seu talento extraordinário e multifacetado. Segundo estudos efectuados no século XX, o seu Q.I. situar-se-ia entre 180 e 220. As suas duas obras mais conhecidas são “A Última Ceia” e a “Mona Lisa”.
Viveu em plena Renascença e foi o seu expoente máximo. Ao contrário dos homens da Idade Média, que viam em Deus a razão de todas as coisas, os renascentistas acreditavam no poder humano de julgar, de criar e de construir. Esta a razão porque a época, também conhecida por Humanista, se caracterizou por progressos enormes nas artes, nas leis e nas ciências.
Com catorze anos, mudou-se para Florença e iniciou o seu aprendizado no atelier de Mestre Verrocchio. Além de pintura, Leonardo aprendeu igualmente escultura, arquitectura, óptica, perspectiva, música e botânica.
Aos vinte anos, já era membro da Corporação de São Lucas, grémio dos pintores florentinos, começando a emancipar-se do seu mestre e recebendo encomendas directamente. Viveu depois em Milão, Roma e França.
Dele restam hoje cerca de 7 000 notas e desenhos, assim como quarenta obras atestadas, das quais oito desapareceram. Entre as suas múltiplas actividades em todos os domínios, fundou a anatomia científica, dissecando cadáveres, quase em segredo, para evitar a Inquisição. Estudou a circulação do sangue e a mecânica dos olhos. Concebeu estátuas equestres grandiosas, das quais só os desenhos chegaram aos nossos dias. Homens do calibre de Leonardo da Vinci, só aparecem um em cada milénio!

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...