segunda-feira, 16 de abril de 2007

EFEMÉRIDE - Peter Alexander von Ustinov, actor e romancista inglês, nasceu em Londres, no dia 16 de Abril de 1921. Morreu em Bursins, na Suiça, onde morava, em 28 de Março de 2004, vítima de uma crise cardíaca, causada por diabetes.
Era filho de um jornalista de origem russa e de uma pintora francesa de origem judaica. Entrou para a London Theater School com a idade de 16 anos e, simultaneamente, escrevia já e representava sketches satíricos no Payer's Club.
Em 1940, escreveu a sua primeira peça de teatro e obteve um papel de relevo numa outra, iniciando então verdadeiramente uma carreira, que duraria mais de sessenta anos. Já nos anos “70” trabalhou na televisão, tendo-se estreado na série “Jesus da Nazaré”, onde interpretava a figura de Herodes.
Falava muitas línguas e incarnou, em vários filmes, a figura do detective Hercule Poirot, criado por Agatha Christie. Também escreveu para cinema, tendo actuado, realizado ou produzido mais de setenta filmes. Gravou alguns discos e foi embaixador da UNICEF.
Ocupava desde 1989 a cadeira de Orson Welles, na Academia das Belas-Artes de Paris, e era Doutor Honoris Causa de inúmeras Universidades. Foi nomeado Cavaleiro do Reino pela Rainha Isabel II de Inglaterra, tendo recebido ao longo da vida muitos prémios e honrarias a premiar a sua brilhante carreira. Foi condecorado também com a Ordem Nacional Cruzeiro do Sul pelo Brasil, em 1994.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...