segunda-feira, 15 de outubro de 2007

EFEMÉRIDE - Agustina Bessa-Luís, de seu verdadeiro nome Maria Agustina Ferreira Teixeira Bessa, uma das mais consagradas escritoras portuguesas, nasceu em Paço, Travanca, em 15 de Outubro de 1922. Em 2004, quase com 82 anos, ganhou o mais importante galardão literário da língua portuguesa - o Prémio Camões.
Dedicou quase toda a sua vida à criação literária, tendo-se estreado em 1948 (“Mundo Fechado”) e mantendo desde aí uma produção prodigiosa. Foi no entanto “Sibila”, publicado em 1954, que lhe trouxe o reconhecimento geral, tendo até hoje 25 edições.
É autora de contos e romances, peças de teatro, argumentos para filmes, guiões para televisão, biografias romanceadas, crónicas de viagens, ensaios e livros infantis.
Em 1932 foi estudar para o Porto, mudando-se para Coimbra em 1945 e fixando-se definitivamente no Porto em 1950.
Foi membro do conselho directivo da Comunitá Europea degli Scrittori (Roma 1961/1962) e colaborou em diversos jornais, tendo sido mesmo directora do diário “O Primeiro de Janeiro” em 1986/87. Entre 1990 e 1993, dirigiu o Teatro Nacional de D. Maria II (Lisboa).
É membro da Academie Européenne des Sciences, des Arts et des Lettres (Paris), da Academia Brasileira de Letras e da Academia das Ciências de Lisboa, tendo sido distinguida com a Ordem de Santiago da Espada em 1980 e com a Medalha de Honra da Cidade do Porto em 1988. Em 1989, o governo francês agraciou-a com o grau de Officier de l'Ordre des Arts et des Lettres.
Vários dos seus romances foram adaptados ao cinema pelo realizador Manoel de Oliveira. Um deles foi adaptado para o teatro (“As Fúrias”).
Está traduzida em Alemão, Espanhol, Dinamarquês, Francês, Grego, Italiano e Romeno e foi distinguida com inúmeros prémios, tanto em Portugal com o no estrangeiro, sobretudo em Itália.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...