quarta-feira, 3 de outubro de 2007

EFEMÉRIDEDenizard Hippolyte Léon Rivail, professor, pedagogo e escritor francês, considerado o pai do “Espiritismo”, usando o pseudónimo Allan Kardec, que seria o nome da sua anterior incarnação, nasceu em Lyon, França, em 3 de Outubro de 1804. Morreu em Paris, no dia 31 de Março de 1869, vítima da ruptura de um aneurisma.
Concluídos os seus estudos na Suiça, regressou a França. Dominando fluentemente o alemão, traduziu para este idioma várias obras de educação e moral. Como pedagogo, dedicou-se à luta por uma maior democratização do ensino público. Entre 1835 e 1840, manteve na sua residência, cursos gratuitos de Química, Física, Anatomia comparada, Astronomia e outros. Publicou igualmente diversas obras sobre Educação.
Em 1854, ouviu falar pela primeira vez do fenómeno das "mesas de pé de galo”, bastante difundido na época, sobretudo nos Estados Unidos. Não prestou muita atenção ao facto e, só em Maio de 1855, o seu interesse se voltou para as mesas, quando começou a frequentar reuniões em que tais fenómenos se produziam.
Iniciou a publicação das obras de Codificação em 1857, com O Livro dos Espíritos, considerado como o marco da fundação do Espiritismo. Lançou a Revista Espírita em 1858 e, nesse mesmo ano, fundou a primeira sociedade espírita regularmente constituída (Sociedade Parisiense de Estudos Espíritas).
Kardec passou os últimos anos da sua vida a divulgar o Espiritismo junto duns e a defendê-lo junto doutros.
Os seus livros mais conhecidos são o já citado “O Livro dos Espíritos”, “O Livro dos Médiuns”, “O Evangelho Segundo o Espiritismo”, “O Céu e o Inferno” e “A Génese”. A maioria destas obras teria sido o resultado de conversas com várias espécies de espíritos, que lhe ditavam os grandes princípios da vida humana.
Numerosas personalidades foram seduzidas pelo Espiritismo, tais como Victor Hugo, Théophile Gautier e Conan Doyle. Eles estavam convencidos que o Espiritismo fazia a prova científica de que há “vida para além da morte”.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...