sábado, 27 de outubro de 2007

EFEMÉRIDE - Sylvia Plath, escritora norte-americana, nasceu em Jamaica Plain, Massachusetts, em 27 de Outubro de 1932. Morreu em Londres, no dia 11 de Fevereiro de 1963.
Publicou o seu primeiro poema aos oito anos e, durante a sua juventude e adolescência, já escrevia poesias, contos e ensaios, colaborando em várias revistas.
Em 1953, durante uma das muitas crises de depressão, tentou o suicídio e foi internada pela família numa instituição de saúde mental. Alguns meses depois, aparentemente recuperada, voltou aos estudos e formou-se com distinção, após o que recebeu uma bolsa para a Universidade de Cambridge, na Inglaterra. Aqui conheceu o também poeta Ted Hughes, com quem se casou. Voltou à América, onde foi professora até 1959, ano em que regressou à Europa. A sua vida conjugal foi sempre muito agitada, devido sobretudo à sua instabilidade. Acabou por se separar quando já tinha dois filhos.
A produção literária intensificou-se então, produzindo belos poemas, extremamente intensos, nos últimos meses de vida.
Um mês após a publicação de seu primeiro romance, uma autobiografia (A Redoma de Vidro), Sylvia Plath suicidou-se inalando gás de cozinha. Teve o cuidado de vedar o quarto dos filhos e deixar preparado o pequeno-almoço deles, antes de abrir a válvula. Morria aos trinta anos.
Sylvia Plath foi a primeira mulher a ganhar o Prémio Pulitzer, a título póstumo em 1982.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...