domingo, 14 de outubro de 2007

EFEMÉRIDE - Leonard Bernstein, maestro e compositor americano, morreu em Nova Iorque, no dia 14 de Outubro de 1990. Nascera em Lawrence, em 25 de Agosto de 1918. Ficou conhecido a nível mundial por ser autor de várias composições famosas, entre as quais sobressai a comédia musical West Side Story (1957).
Fez os seus estudos na Universidade de Harvard até 1939, foi nomeado chefe assistente da Orquestra Filarmónica de Nova Iorque em 1943 e dedicou-se também ao Ensino a partir de 1951.
De 1958 a 1973, apresentou na televisão os Young People's Concerts, emissões durante as quais demonstrava as suas qualidades enormes de pedagogo, que fazia a juventude descobrir a música clássica de uma maneira lúdica. Estes programas televisivos eram também muito apreciados em Portugal.
De 1958 a 1969, dirigiu a Filarmónica de Nova Iorque e consolidou o seu prestígio internacional. Dirigiu as orquestras de Israel, de Viena, de Amesterdão, de Londres e a Orquestra Nacional de França. Foi autor de três sinfonias e de duas óperas, entre muitas outras obras.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...