domingo, 7 de outubro de 2007

EFEMÉRIDE - Desmond Mpilo Tutu, bispo Anglicano sul-africano, Prémio Nobel da Paz em 1984, nasceu em Klerksdorp, no dia 7 de Outubro de 1931.
Filho de um professor e de uma empregada de limpeza, fez todos os seus estudos na África do Sul. Desistiu de seguir medicina, em virtude da família não poder custear os respectivos estudos. Foi professor secundário e ordenou-se sacerdote anglicano em 1961. Em 1966 obteve um mestrado de Teologia em Londres.
Em 1975 foi o primeiro negro a ser nomeado deão de uma diocese. Foi depois sagrado bispo, dirigindo a diocese de Lesoto de 1976 a 1978, ano em que se tornou secretário-geral do Conselho Ecuménico da África do Sul. Desmond Tutu propunha para a sociedade sul-africana “direitos civis para todos, abolição das leis que limitavam a circulação dos negros, um sistema educacional comum e o fim das deportações forçadas de negros”. A sua firme posição contra a política oficial de segregação racial (apartheid) valeu-lhe o Prémio Nobel da Paz. Recebeu o título de doutor honoris causa de várias universidades mundiais. Foi um apóstolo da não-violência, denunciando tanto o regime sul-africano como os negros que clamavam vingança.
Em 1995 presidiu à Comissão da Verdade e da Reconciliação, criada pelo presidente Nelson Mandela, com a finalidade de fazer luz sobre os crimes cometidos durante o regime racista. O resultado do seu trabalho é considerado como uma pedra basilar da reconciliação sul-africana.
Hoje, continua a lutar pela justiça social, criticando tudo o que lhe parece incorrecto. Denuncia, por exemplo, os salários exorbitantes dos deputados e a venda de armas pelo novo regime. Não se inibe de criticar o regime ditatorial de Mugabe, ao lado - no Zimbabué, nem a atitude de Israel para com os palestinianos, muito embora reconheça obviamente o direito dos israelitas a viverem em paz dentro das suas fronteiras.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...