sexta-feira, 19 de outubro de 2007

EFEMÉRIDE - Cesare Lombroso, médico, cientista e professor de medicina legal italiano, morreu em Turim, no dia 19 de Outubro de 1909. Nascera em Verona, em 6 de Novembro de 1835.
Formou-se em Medicina, na Universidade de Pavia e em Cirurgia, na Universidade de Génova, partindo depois para Viena. Aos vinte anos, fez um estudo sobre a loucura e, quatro anos mais tarde, um outro sobre ferimentos com armas de fogo.
Mais tarde, frequentou um curso de Psiquiatria e foi director dos manicómios de Pavia e de Pádua. Em 1876, publicou o seu primeiro livro sobre criminologia “O Homem Delinquente”.
Pesquisou também tudo o que dizia respeito aos médiuns e, no final, concluiu que havia comprovação científica da doutrina e fenómenos estudados. Tornou-se então um defensor da Espiritismo em Itália.
Por outro lado, as ideias defendidas por Lombroso acerca do "criminoso nato", inclinavam-se para a tese que, pela análise de determinadas características somáticas, seria possível antever quais os indivíduos que enveredariam pelo crime, contrariamente a outros antropólogos que defendiam - tão só - a ideia da influência do meio sobre o indivíduo. Depois de trabalhar em milhares de crânios de criminosos, observou a frequência de certas características comuns.
Em 1899, escreveu “O Crime, Causas e Remédios” onde reconheceu finalmente a influência do meio, mas não abandonando nunca a ideia do “criminoso nato”.
Lombroso teve importante influência no Direito Penal em todo o mundo, sendo dos primeiros a defender a implementação de medidas para evitar o crime, tais como a educação, uma boa iluminação pública e o policiamento ostensivo - além de muitas ideias inovadoras para a aplicação de penas.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...