terça-feira, 2 de outubro de 2007

EFEMÉRIDE - Paavo Nurmi, corredor de fundo finlandês e um dos maiores atletas de todos os tempos, morreu em Helsínquia, no dia 2 de Outubro de 1973. Nascera em Turku, em 13 de Junho de 1897.
Nurmi, também conhecido como Homem Relógio - por correr com um relógio na mão para controlar o seu ritmo, fez parte dos chamados Finlandeses Voadores, nome porque ele e os seus compatriotas Kolehmainen, Ritola e outros, eram designados nos princípios do século XX, pelas suas vitórias no Atletismo, dominando todas as provas de meio-fundo e de longa distância nos Jogos Olímpicos e noutros torneios e campeonatos.
Paavo Nurmi foi o maior corredor de meia e longa distância do Mundo, conquistando nove medalhas de ouro nos Jogos Olímpicos, o que o coloca - ao lado dos americanos Carl Lewis e Mark Spitz e da russa Larissa Latynina - como o maior ganhador de medalhas de ouro olímpicas da história dos Jogos. Foi detentor de 22 recordes do Mundo, desde os 1 500 metros até aos 20 km.
Depois de participar com brilhantismo nos Jogos Olímpicos de 1920, 1924 e 1928, onde ganhou doze medalhas, Paavo tentou, aos 35 anos, encerrar a sua carreira com os Jogos de Los Angeles (1932), correndo a maratona mas, acusado de profissionalismo, por receber reembolso de despesas de viagens, numa época de rigor absoluto sobre os conceitos de amadorismo, foi impedido de participar.
Em 1924, nos Jogos de Paris, cometeu a proeza de ganhar os 5 000 metros quarenta minutos depois de ter ganho também os 1 500 metros.
Herói nacional da Finlândia, Nurmi provocou um dos momentos mais emocionantes das Olimpíadas de Helsínquia, na sua pátria, em 1952, ao entrar no estádio transportando a tocha olímpica. Quando morreu, aos 76 anos de idade, teve um enterro com honras de Estado.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...