sábado, 13 de outubro de 2007

EFEMÉRIDE - Yves Montand, de seu verdadeiro nome Ivo Livi, actor, dançarino de music-hall e cantor francês de origem italiana, nasceu em Monsummano Alto, na Toscânia, Itália, em 13 de Outubro de 1921. Morreu em Senlis, no Oise, França, em 9 de Novembro de 1991, vítima de enfarte do miocárdio.
A família, para fugir ao fascismo, emigrou para França quando ele tinha apenas dois anos, obtendo em 1929 a nacionalidade francesa.
Yves Montand começou a trabalhar aos onze anos, numa fábrica, devido a problemas económicos familiares. Aos catorze empregou-se como aprendiz de cabeleireiro de senhoras, frequentando mesmo, com sucesso, um curso da especialidade. Com dezassete anos aceitou trabalhar num cabaret de Marselha e em breve começou a cantar imitações de cantores consagrados. Obteve enorme sucesso junto do público e actuou em vários cabarets da mesma cidade.
Em 1941, para não ser enviado para a Alemanha, em virtude da 2ª Grande Guerra, fugiu para Paris, onde actuou em várias salas de espectáculo. No “Moulin Rouge” fez a primeira parte de um espectáculo de Edith Piaf, de quem se apaixonou. Ela apresentou-o a pessoas importantes do mundo do espectáculo e ele tornou-se uma estrela do music-hall. Partiu com Edith Piaf numa tournée até 1946 e depois separaram-se. Em 1949, na Côte d’Azur, conheceu a actriz Simone Signoret e foi amor à primeira vista. Casaram-se dois anos depois.
Em 1952, fez o primeiro grande papel no filme “Salário do Medo”, que ganhou o Grande Prémio de Cannes um ano depois.
Em 1954, juntamente com a mulher, representou a peça “As Bruxas de Salém” com tal êxito que ela ficou em cena até ao Natal do ano seguinte.
Faz várias tournées pelo estrangeiro e, em 1960, em Hollywood, entrou num filme com Marilyn Monroe. Só em 1964 passou a consagrar-se inteiramente ao cinema numa carreira que duraria até 1985, ano em que morreu Simone Signoret e ele resolveu fazer uma paragem. Em 1988, foi pai pela primeira vez, aos 67 anos, numa relação com uma antiga assistente. Morreu três anos depois, quando rodava o seu último filme.
Fez cerca de sessenta filmes e gravou quinze discos. Foi sepultado ao lado de Simone Signoret, única mulher com quem foi casado.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...